Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1040
Tipo Documento: Produção acadêmica
Trabalho completo publicado em evento
Título: Rio 2016 e Legados Esportivos - Os legados dos Jogos Olímpicos para jovens em situação de vulnerabilidade social no Rio de Janeiro
Data do documento: 2012
Resumo e/ou Legenda: A sociedade brasileira tem vivido um desenvolvimento econômico significativo nos últimos 10 anos, levando a mudanças importantes nas estruturas sociais presentes no país. Como consequência, a sociedade brasileira passou por um movimento ascendente dos cidadãos de classes sociais mais baixas para o que é agora uma forte classe média (MARQUES; MENDES, 2007). No entanto, embora essas alterações tenham proporcionado um aumento no poder de consumo de uma grande parcela da população brasileira (COSTA, 2009), elas pouco fizeram para reduzir outros importantes problemas sociais, como analfabetismo, criminalidade, falta de habitação, saneamento básico deficiente e precariedade da saúde pública (COSTA, 2009; MARQUES; MENDES, 2007). Como Darnell afirma, "apesar do rápido crescimento econômico recente, o coeficiente GINI do Brasil em 2009 [55,0] manteve-se relativamente inalterado desde o ano de 1982 (57,4), sugerindo que as classes mais marginalizadas ainda não desfrutam de tal crescimento” (DARNELL, 2012, p. 871). Assim, favelas e outras comunidades vulneráveis por todo o país vêm experimentando mudanças significativas, mas sua condição de marginalidade permanece efetivamente inalterada quando considerado o abismo social que as separa das elites brasileiras (PERLMAN, 2006).
Local: Rio de Janeiro
Link: http://www.academia.edu/3594390/Rio_2016_e_Legados_Esportivos_Os_legados_dos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_para_jovens_em_situa%C3%A7%C3%A3o_de_vulnerabilidade_social_no_Rio_de_Janeiro
Palavras-chave: acessibilidade
Comitê Olímpico do Brasil (COB)
Comitê Olímpico Internacional (COI)
Comitê Organizador Rio 2016
Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)
Comitê Paralímpico Internacional (IPC)
Comitês Olímpicos Nacionais (CONs)
desigualdade social
inclusão social
legado
mobilidade urbana
modalidade esportiva
movimentos sociais
obras públicas
projetos sociais
Palavras-chave Livres: pesquisa
Autor(es): Reis, Arianne
Editor(es): Centro de Estudos Olímpicos do Comitê Olímpico Internacional
Autoridade/Entidade Proponente: Comitê Olímpico Internacional (COI)
Autoridade/Entidade Responsável: Comitê Olímpico Internacional (COI)
Organizador(a): Centro de Estudos Olímpicos do Comitê Olímpico Internacional
Formato: online
Impresso
Citação: Reis, Arianne C.; Mast, Fabiana R. S.. Rio 2016 e Legados Esportivos Os legados dos Jogos Olímpicos para jovens em situação de vulnerabilidade social no Rio de Janeiro. Centro de Estudos Olímpicos do Comitê Olímpico Internacional, Rio de Janeiro, 2012.
metadata.dc.relation.isversionof: Volume único.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Impactos sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAST.RIO2016.2016.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.