Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1063
Tipo Documento: Produção acadêmica
Trabalho completo publicado em evento
Título: O futuro da torcida: midiatização, mercantilização do futebol e resistência torcedora
Data do documento: 2015-09
Resumo e/ou Legenda: O artigo que segue se apoia nos objetivos da economia política e dos estudos culturais e tem como objetivo investigar a atual fase de mercantilização do futebol brasileiro, marcada pela realização da Copa do Mundo e do advento de 14 novas Arenas Multiuso. Para tanto, será resgatado o histórico de mercantilização do futebol, principalmente a partir de sua midiatização, que proporcionou a entrada sem precedentes de recursos, mas também onde detecta-se, de forma dialética, experiências de respostas dos torcedores, na luta pela manutenção de direitos e representatividade. Será feito então um resgate da bibliografia européia mais recente sobre o tema e serão apontadas experiências locais que merecem a atenção acadêmica.
Local: Rio de Janeiro
Link: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-1020-1.pdf
Palavras-chave: copa do mundo
gentrificação
legado
Palavras-chave Livres: estádios
torcida
Autor(es): Santos, Irlan Simões
Editor(es): Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)
Propriedade: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)
Formato: online
Citação: Santos, Irlan Simões. O futuro da torcida: midiatização, mercantilização do futebol e resistência torcedora. Intercom, Rio de Janeiro, Setembro de 2015.
metadata.dc.relation.isversionof: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Rio de Janeiro, RJ – 4 a 7/9/2015
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Impactos sociais

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