Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1186
Tipo Documento: Produção acadêmica
Artigo de Periódico
Título: Análise da evolução histórica dos temas meio ambiente e sustentabilidade nos Jogos Olímpicos: uma contribuição para os Jogos de 2016 no Rio de Janeiro
Data do documento: 2010
Resumo e/ou Legenda: Na atualidade, para a realização de mega eventos como os Jogos Olímpicos Mundiais é indiscutível a necessidade de incorporação de questões relacionadas a sustentabilidade e ao patrimônio ambiental. Desta forma, ao ser eleita sede dos jogos em 2016, a Cidade do Rio de Janeiro, através de seus representantes, assumiu compromissos ambientais que implicam em enormes responsabilidades e desafios, desde a elaboração de estudos, planejamento, projetos e execução de obras de infraestrutura urbana e equipamentos esportivos. Este artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado e aborda a inserção e evolução dos temas meio ambiente e sustentabilidade ao longo da história dos jogos olímpicos e propõe, ainda que preliminarmente, uma estrutura de apoio para Comitê Olímpico Brasileiro (COB) de forma a contribuir na realização dos compromissos assumidos quando da sua candidatura. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória sobre os temas citados, através de consulta a artigos publicados em periódicos internacionais e em publicações oficiais dos comitês olímpicos de Sydney e de Londres, além de documentos produzidos pelo Comitê Olímpico Internacional. Esse levantamento possibilitou realizar a análise comparativa dos dados, sobretudo daqueles produzidos pelo comitê olímpico de Londres, a fim de indicar uma estrutura preliminar de monitoramento das ações a serem empreendidas no Rio de Janeiro relativas aos temas citados.
Local: São Paulo
Palavras-chave: jogos olímpicos (história)
sustentabilidade
Autor(es): Silva, Cléber Soares
Ferreira, João Alberto
Silva, Elmo Rodrigues
Editor(es): I Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental
Propriedade: I Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental
Formato: Online
Citação: SILVA, Cléber Soares da; FERREIRA, João Alberto; SILVA, Elmo Rodrigues da. Análise da evolução histórica dos temas meio ambiente e sustentabilidade nos Jogos Olímpicos: uma contribuição para os Jogos de 2016 no Rio de Janeiro. In: I Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2010, Bauru. Anais do I Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. Bauru, São Paulo: 2010.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MA010_Analise_da_evolucao_historica_meio_ambiente.pdf124,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.