Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/125
Tipo Documento: Produção acadêmica
Artigo de periódico
Título: A reforma urbana no Rio de Janeiro nas crônicas de João do Rio e Lima Barreto
Data do documento: 2012-12
Resumo e/ou Legenda: No final do século XIX e início do XX, o governo do Brasil inicia uma campanha de modernização das cidades, no caso específico do Rio de Janeiro, a urbanização começou a partir de 1902, quando assume a presidência Rodrigues Alves. A cidade colonial fluminense é abandonada, dando lugar a largas avenidas aos moldes da Paris do Barão de Haussmann. Esta reforma urbana, também conhecida como bota abaixo, foi marcada pela expulsão de moradores das áreas centrais da cidade, para dar lugar ao espetáculo para a burguesia e, também a uma revolução urbana, conhecida como Revolta da Vacina. O Rio de Janeiro tornou-se um rico cenário para literatos e cronistas, como os casos de João do Rio e Lima Barreto. Estes dois escritores retrataram um Rio de Janeiro ocultado pelo espetáculo do luxo e da limpeza, que estava sendo imposto a sociedade pelos governantes da cidade maravilhosa.
Palavras-chave: disputas simbólicas
reformas urbanas
Palavras-chave Livres: processo histórico
Autor(es): Moura, Gabriele Rodrigues de
Costa, Karine Lima da
Prestes, Roberta Ribeiro
Editor(es): Revista Historiador
Propriedade: Revista Historiador
Citação: MOURA, Gabriele Rodrigues de; COSTA, Karina Lima da; PRESTES, Roberta Ribeiro. A reforma urbana no Rio de Janeiro nas crônicas de João do Rio e Lima Barreto. Revista Historiador, v. 5, p. 59-66, 2012.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Segurança
Moradia
Mobilidade Urbana
Meio Ambiente
Intervenções Urbanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
[TT002] A reforma urbana no Rio de Janeiro nas crônicas de João do Rio e Lima Barreto.pdf78,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.