Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/130
Tipo Documento: Produção acadêmica
Trabalho completo publicado em evento
Título: Políticas públicas e (in)justiça socioespacial nas favelas do Rio de Janeiro, no contexto da organização dos mega-eventos esportivos
Data do documento: 2013
Resumo e/ou Legenda: A cidade do Rio de Janeiro se tornou palco de diversas operações urbanas com o objetivo de estruturá-la para sediar os “megaeventos esportivos” de 2014 e 2016. Assim,inúmeras favelas da cidade se beneficiam de projetos urbanos originários das três instâncias do poder público em particular do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Uma das metas do PAC é o desenvolvimento econômico social, incluindo diversos investimentos e intervenções em favelas: urbanização, habitação, transporte, saneamento. Sabemos que as ações do estado são seletivas e pontuais privilegiando, geralmente, as classes dominantes, intensificando, assim, os problemas socioespaciais como as desigualdades, injustiças e as relações de dominação. Porém, elas podem solucionar esses problemas e promover a justiça espacial e o direito à cidade. O conceito de justiça espacial é mobilizado para evidenciar as injustiças sociais expressas no espaço e o modo como o espaço pode amplificar essas injustiças. Ademais, a noção de justiça espacial pode ser um marco conceitual crítico para pensar a cidade, analisar a desigualdade entre os territórios assim como os discursos, a ação do Estado e sua vontade política de dirimi-las ou não. O artigo analisa as políticas públicas de urbanização das favelas do Rio de Janeiro, a partir do marco conceitual de justiça espacial, visando desvelar os reais interesses dessas políticas: desenvolvimento econômico e atração de investimentos para apresentar uma melhor imagem da cidade na arena de competição das cidades globais e/ou a abolição ou pelo menos a redução das desigualdades socioespaciais, promovendo a justiça espacial e o direito à cidade.
Local: Recife
Link: http://unuhospedagem.com.br/revista/rbeur/index.php/anais/article/view/4208
Palavras-chave: conflitos sociais
favela
políticas públicas
Palavras-chave Livres: Programa de Aceleração do Crescimento
justiça espacial
Autor(es): Fari, Teresa de Jesus Peixoto
Editor(es): Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
Propriedade: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
Formato: online
CD
Citação: FARI, Teresa de J. P. Políticas públicas e (in)justiça socioespacial nas favelas do Rio de Janeiro, no contexto da organização dos mega-eventos esportivos. In: XV Enanpur, 2013, Recife. Anais do XV Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação em Planejamento Urbano, 2013.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Intervenções Urbanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IU012 - 4208-8395-1-SM.pdf137,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.