Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/168
Tipo Documento: Produção acadêmica
Trabalho completo publicado em evento
Título: A reforma do Estádio do Maracanã para a realização da copa do mundo 2014: impactos sociais e urbanos
Data do documento: 2015
Resumo e/ou Legenda: Este artigo discute os impactos urbanos e sociais da reforma do Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã) no Rio de Janeiro, com base em pesquisa concluída em 2014. O objetivo é trazer novos elementos para o debate sobre grandes projetos urbanos e sua relação com os processos de estrutura- ção e apropriação social do espaço urbano. Após uma apresentação sintética do projeto de reforma do estádio e do contexto sociopolítico carioca, são apresentadas as principais conclusões da pesquisa, que se desenvolve em torno de uma leitura do empreendimento em sua relação com aspectos políticos, institucionais, simbólicos, arquitetônicos-urbanísticos, socioambientais, fundi- ários e econômico-financeiros. Em contraponto à noção de “legado”, fundamental no discurso oficial de legitimação de megaeventos, busca-se apreender o alcance da reforma do Maracanã em suas interfaces com diferentes aspectos da realidade social. Nesse percurso, são feitas considerações sobre (i) as decisões governamentais e as resistências oferecidas pela sociedade; (ii) as exceções e inovações institucionais empreendidas pelo Poder Público; (iii) as disputas em torno dos sentidos e da apropriação social do “Novo Maracanã”; (iv) a descaracterização do estádio e a disputa em torno do seu tombamento pelo IPHAN; (v) os processos de transformação do uso do solo e de valorização fundiária; (vi) os impactos socioambientais; e (vii) as formas de financiamento e gestão do estádio.
Local: Belo Horizonte
Link: http://xvienanpur.com.br/anais/?wpfb_dl=194
Palavras-chave: conflitos sociais
copa do mundo
instalações esportivas
intervenções urbanas
Região Maracanã
Autor(es): Oliveira, Fabricio Leal de
Sánchez, Fernanda
Tanaka, Giselle
Santos, Rosane Rebeca Oliveira
Pinto, Janaína Bezerra
Editor(es): Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
Propriedade: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
Formato: online
CD
Citação: OLIVEIRA, Fabrício et alli. A reforma do Estádio do Maracanã para a realização da copa do mundo 2014: impactos sociais e urbanos. In: Anais do XVI Encontro Nacional da ANPUR. Belo Horizonte, 2015.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Intervenções Urbanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IU025 - Fabricio OLIVEIRA - A reforma do Estádio do Maracanã para a realização da copa do mundo 2014.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.