Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/173
Tipo Documento: Produção acadêmica
Trabalho completo publicado em evento
Título: As regras do Jogo: os mecanismos de controle do campo de produção do espetáculo esportivo e a produção da cidade
Data do documento: 2013
Resumo e/ou Legenda: A produção do espetáculo esportivo se revela capaz de impor constrangimentos à ordem jurídica nos territórios onde é recebido, que resultam em rupturas e realinhamentos nas diversas dimensões do espaço social. Que bases conferem a esse espetáculo o poder de produzir rupturas tão profundas no tecido social dos lugares por onde passa? Em que medida e de que maneira a sua realização viabiliza a produção de formas autoritárias de exercício do poder e de organização da administração pública? Na busca de respostas para estas questões a pesquisa busca mapear e analisar a constelação de regras e instâncias de arbitragem que regem o campo de produção do espetáculo esportivo na contemporaneidade, com ênfase àqueles instrumentos que viabilizam o controle desse campo sobre a cidade. O argumento apresentado é que graças à crescente autonomia política e jurídica conquistada, que se revela através de um emaranhado de regras, contratos e até mesmo tribunais específicos, o espetáculo esportivo engendra um ambiente favorável para que o autoritarismo “consensual”, inerente ao modelo de planejamento neoliberal, se realize em sua forma mais radical.
Local: Recife
Link: http://unuhospedagem.com.br/revista/rbeur/index.php/anais/article/view/4321
Palavras-chave: conflitos sociais
megaeventos
planejamento urbano
Palavras-chave Livres: planejamento estratégico
Autor(es): Gusmão de Oliveira, Nelma
Editor(es): Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
Propriedade: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
Formato: online
CD
Citação: OLIVEIRA, Nelma G. de. As regras do Jogo: os mecanismos de controle do campo de produção do espetáculo esportivo e a produção da cidade. In: XV Enanpur, 2013, Recife. Anais do XV Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação em Planejamento Urbano, 2013.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Intervenções Urbanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IU026 - Nelma Oliveira.pdf158,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.