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dc.contributor.authorMoura, Iuri Barroso de-
dc.contributor.authorPimentel, Marcello Leonard-
dc.date.accessioned2016-10-31T17:36:42Z-
dc.date.available2016-10-31T17:36:42Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMOURA, Iuri Barroso de; PIMENTEL, Marcello Leonard. BRT Transoeste: análise de Indicadores Espaciais Visando à Mobilidade e o Desenvolvimento Urbano Sustentáveis. In: XIII Rio de Transportes, PET/UFRJ. Rio de Janeiro, 2015. http://www.riodetransportes.org.br/wp-content/uploads/artigo71.pdfen_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/177-
dc.format.mediumonlineen_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.subjectBus Rapid Transit (BRT)en_US
dc.subjectdesenvolvimento urbanoen_US
dc.subjectlegadoen_US
dc.subjectTransoesteen_US
dc.subjecttransporte públicoen_US
dc.titleBRT Transoeste: análise de indicadores espaciais visando à mobilidade e o desenvolvimento urbano sustentáveisen_US
dc.typeProdução acadêmicaen_US
dc.typeTrabalho completo publicado em eventoen_US
dc.description.linkexternohttp://www.riodetransportes.org.br/wp-content/uploads/artigo71.pdfen_US
dc.description.lugarRio de Janeiroen_US
dc.description.resumoEste estudo apresenta uma avaliação do projeto BRT TransOeste, no município do Rio de Janeiro - RJ, sob a perspectiva da mobilidade e do desenvolvimento urbano sustentáveis. O BRT TransOeste consiste no primeiro sistema Bus Rapid Transit implantado no município e foi proposto inicialmente visando atender a compromisso, em termos de mobilidade urbana, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro com o Comitê Olímpico Internacional – COI para realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Este sistema, que atravessa bairros das Áreas de Planejamento 4 (Barra da Tijuca) e 5 (Zona Oeste) da cidade, foi concebido para exercer a função de sistema estruturador de transporte de passageiros de sua área de influência. Com o auxílio de Sistema de Informações Geográficas - SIG, foram analisados indicadores associados à cobertura espacial do sistema, às condições de circulação no espaço urbano, ao uso e a ocupação do solo e ao ordenamento territorial em sua Área de Influência Direta. Os resultados obtidos a partir da análise destes indicadores espaciais foram avaliados através de seis princípios de desenho ou projeto para cidades sustentáveis desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Móbile, da COPPE/UFRJ. Estes princípios evidenciam a necessidade de integração do planejamento de transporte e do uso do solo para promoção da mobilidade e do desenvolvimento urbano sustentáveis.en_US
Aparece nas coleções:Mobilidade Urbana



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