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dc.contributor.authorPero, Valéria-
dc.contributor.authorMihessen, Vitor-
dc.contributor.editorRevista Econômicaen_US
dc.date.accessioned2016-10-31T17:48:38Z-
dc.date.available2016-10-31T17:48:38Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationPERO, Valéria; MIHESSEN, Vitor. Mobilidade urbana e pobreza no Rio de Janeiro. Econômica (Niterói), v. 15, p. 71, 2013. Disponível em: < http://www.revistaeconomica.uff.br/index.php/revistaeconomica/article/view/71 >en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/181-
dc.format.mediumonlineen_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.subjectdesigualdade socialen_US
dc.subjectmetrópoleen_US
dc.subjectmobilidade urbanaen_US
dc.subject.otherpobrezaen_US
dc.titleMobilidade urbana e pobreza no Rio de Janeiroen_US
dc.typeProdução acadêmicaen_US
dc.typeArtigo de periódicoen_US
dc.description.linkexternohttp://www.revistaeconomica.uff.br/index.php/revistaeconomica/article/view/71en_US
dc.description.lugarNiteróien_US
dc.description.resumoEste artigo analisa as características, tendências e determinantes da mobilidade urbana na região metropolitana do Rio de Janeiro, de forma comparativa a outras metrópoles brasileiras. Para tanto, utiliza-se o indicador de tempo gasto no deslocamento de casa ao trabalho, explorando o Censo 2010, e o peso do gasto com transporte urbano na renda familiar, a partir das Pesquisas de Orçamento Familiar (POF) do IBGE de 2002/2003 e 2008/2009. A RMRJ tem elevado peso do gasto no orçamento familiar e alta proporção de trabalhadores que gastam mais de uma hora no trajeto de casa ao trabalho. Para os moradores do entorno da capital e para a população de baixa renda, a situação do Rio é a pior quando comparada às outras regiões e as diferenças aumentam ao longo do tempo, se distanciando do padrão de Curitiba. Mesmo após considerar as diferenças nas características das famílias, o modelo estimado mostra que os coeficientes da RMRJ são os mais elevados do país.en_US
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