Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/199
Tipo Documento: Produção acadêmica
Artigo de periódico
Título: Transporte Público, Mobilidade e Planejamento Urbano: Contradições essenciais
Data do documento: 2013
Resumo e/ou Legenda: A essência dos problemas que acometem a mobilidade cotidiana nas cidades brasileiras remete à combinação de condicionantes históricas, como a manutenção de pactos de poder que aglutinam setores conservadores da sociedade. Nesses pactos convergem proprietários fundiários urbanos, promotores imobiliários que a eles se coligam e o próprio empresariado de transporte público. Esses, como lhes convêm, mantêm dissociados a eficiência econômica da eficácia dos serviços de transportes, mantendo seu equilíbrio contábil a despeito da qualidade do serviço. Nesse contexto, urgem novas infraestruturas, intermodalidades com novos modais de transporte urbano, políticas mais expressivas de subsídios, rigoroso planejamento do uso do solo, bem como uma atuação mais incisiva do Estado enquanto regulador, planejador e fiscalizador.
Local: São Paulo
Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142013000300004
Palavras-chave: desenvolvimento urbano
mobilidade urbana
planejamento urbano
transporte público
Autor(es): Silveira, Márcio Rogério
Rodrigo, Giraldi Cocco
Editor(es): Estudos Avançados
Formato: online
Citação: SILVEIRA, M. R.; COCCO, R. G. Transporte Público, Mobilidade e Planejamento Urbano: Contradições essenciais. Estudos Avançados (Online) , v. 27, p. 41-53, São Paulo, 2013. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142013000300004>
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Mobilidade Urbana



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.