Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/206
Tipo Documento: Produção acadêmica
Dissertação de mestrado
Título: Os Atributos da Qualidade de Serviço para Pedestres no Contexto de Megaeventos Esportivos: o caso do Estádio do Maracanã
Data do documento: 2014
Resumo e/ou Legenda: O marco dos megaeventos esportivos que estão se realizando no Brasil nos últimos anos tem estimulado medidas e investimentos direcionados a promover o uso de modalidades mais sustentáveis. Nesse sentido, o modo a pé se destaca por ser elemento chave para a promoção de um sistema de transportes balanceado e eficiente. Assim, visando orientar a elaboração de diretrizes que atendam as reais expectativas da população, a Qualidade de Serviço (QS) se apresenta como uma alternativa interessante, uma vez que ela oferece uma informação agregada sobre os atributos qualitativos que são diretamente percebidos pelo usuário de transporte. Por isso, esta dissertação tem como principal objetivo identificar e caracterizar os atributos que compõem a Qualidade de Serviço para Pedestres no contexto dos Megaeventos esportivos. Deste modo, esta pesquisa foi organizada em três etapas. A primeira consiste em revisão bibliográfica, a segunda trata-se de pesquisa exploratória realizada com pedestres durante os jogos da Copa das Confederações FIFA 2013 no estádio do Maracanã, e a terceira etapa consiste na realização de dois grupos focais sobre a caminhada, com moradores vizinhos a este estádio. A partir destas três coletas de dados foi possível identificar sete atributos que melhor definem a Qualidade de Serviço para Pedestres. Dentre estes, no contexto de megaeventos esportivos os que mais se destacam são: Acessibilidade, Confiabilidade, Segurança Pessoal e Sociabilidade.
Local: Rio de Janeiro
Link: http://redpgv.coppe.ufrj.br/index.php/pt-BR/producao-da-rede/dissertacoes-e-teses/2014/788-juliana-muniz-de-jesus-neves-os-atributos-da-qualidade-de-servico-para-pedestres-no-contexto-de-megaeventos-esportivos-o-caso-do-estadio-do-maracana/file
Palavras-chave: acessibilidade
copa do mundo
megaeventos
mobilidade urbana
Palavras-chave Livres: Maracanã
Autor(es): Neves, Juliana Muniz de Jesus
Editor(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Formato: online
Citação: NEVES, Juliana Muniz de Jesus. Os Atributos da Qualidade de Serviço para Pedestres no Contexto de Megaeventos Esportivos: o caso do Estádio do Maracanã. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE/Programa de Engenharia de Transportes. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE. Rio de Janeiro, 2014.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Mobilidade Urbana



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.