Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/207
Tipo Documento: Produção acadêmica
Dissertação de mestrado
Título: Identificação e caracterização da qualidade dos deslocamentos de cadeirantes e o caso dos Megaeventos esportivos
Data do documento: 2014
Resumo e/ou Legenda: Ao considerar a circulação de pessoas com deficiência física que utilizam cadeira de rodas, torna-se notória a importância de conceber espaços que viabilizem o acesso às atividades e oportunidades. Isto, no entanto, não é o padrão da maioria das cidades brasileiras. Contudo, os megaeventos esportivos sediados pelo país (em especial na Cidade do Rio de Janeiro) trazem consigo uma oportunidade de melhorias neste sentido. Com vistas a orientar um planejamento urbano afinado às expectativas da população, a qualidade de serviço se apresenta como uma alternativa interessante uma vez que está baseada na opinião do usuário. Esta dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de um procedimento metodológico baseado na Qualidade de Serviço, que possibilite aproximar os atributos e variáveis utilizados com grupos específicos de cidadãos. Posteriormente a aplicação de dada proposta foi realizada, visando apresentar uma listagem de atributos e variáveis relacionadas aos cadeirantes, bem como conhecer a satisfação e a importância dos mesmos na Cidade do Rio de Janeiro e no entorno do estádio do Maracanã. Os resultados apontam para a adoção de oito atributos de qualidade, e demonstram uma insatisfação sensível com a Cidade estudada. Conclui-se que os investimentos oriundos dos megaeventos vêm sendo aplicados de forma pontual, não simbolizando um legado significativo para os cadeirantes cariocas.
Local: Rio de Janeiro
Palavras-chave: acessibilidade
legado
megaeventos
mobilidade urbana
planejamento urbano
Palavras-chave Livres: cadeirantes
Autor(es): Pereira, Lorena de Freitas
Citação: PEREIRA, Lorena de Freitas. Identificação e Caracterização da Qualidade dos Deslocamentos de Cadeirantes e o Caso dos Megaeventos Esportivos. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE/Programa de Engenharia de Transportes. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 2014.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Mobilidade Urbana



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.