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dc.contributor.authorRomero, Rafaela Dias-
dc.contributor.editorUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)-
dc.date.accessioned2016-10-31T19:39:44Z-
dc.date.available2016-10-31T19:39:44Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationROMERO, Rafaela Dias. Megaeventos esportivos, legados e transporte. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE/Programa de Engenharia de Transportes. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 2011.en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/208-
dc.format.mediumonlineen_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.rightsRomero, Rafaela Dias-
dc.subjectlegadoen_US
dc.subjectmegaeventosen_US
dc.subjecttransporte públicoen_US
dc.titleMegaeventos esportivos, legados e transporteen_US
dc.typeProdução acadêmicaen_US
dc.typeDissertação de mestradoen_US
dc.description.linkexternohttp://docplayer.com.br/2588767-Megaeventos-esportivos-legados-e-transporte-rafaela-dias-romero.htmlen_US
dc.description.lugarRio de Janeiroen_US
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar comparativamente os desempenhos de edições de megaeventos quanto aos legados em mobilidade e contribuir para a sistematização das análises sobre legados de megaeventos esportivos de forma a possibilitar uma otimização dos recursos envolvidos. Geralmente, tanto os investimentos necessários para sua realização, quanto os impactos gerados por esses eventos, têm proporções relevantes para a região que o hospeda. E apesar de o termo “evento” sugerir atividade temporária, há uma grande pressão para que esse volume de recursos seja direcionado a melhorias urbanas permanentes, como as infraestruturas de transporte, principalmente em países em desenvolvimento. Fazendo uso de metodologia baseada em revisão bibliográfica e observação in loco foi possível caracterizar megaeventos, legados e suas relações com o transporte. Indicadores foram estabelecidos como ferramenta de análise, assim como os critérios para sua hierarquização, balanceamento e para equalização dos contextos entre as edições de megaeventos. Assim foi possível observar as estratégias de mobilidade mais frequentes nos últimos onze anos, as relações entre custos e benefícios e o desempenho de cada edição; além de identificar as expectativas para o futuro caso brasileiro (Jogos Olímpicos Rio 2016).en_US
Aparece nas coleções:Mobilidade Urbana

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