Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/209
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dc.contributor.authorSantos, Luiz Eduardo Pereira Santos Leal dos-
dc.contributor.editorUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)-
dc.date.accessioned2016-10-31T19:45:22Z-
dc.date.available2016-10-31T19:45:22Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSANTOS, Luiz Eduardo Pereira Santos Leal dos. Pólos Geradores de Viagens e Desenvolvimento Urbano: o caso do Corredor BRT Transcarioca. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE/Programa de Engenharia de Transportes. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 2014.en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/209-
dc.format.mediumonlineen_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.subjectBus Rapid Transit (BRT)en_US
dc.subjectdesenvolvimento urbanoen_US
dc.subjectplanejamento urbanoen_US
dc.subjectTranscariocaen_US
dc.titlePólos Geradores de Viagens e Desenvolvimento Urbano: o caso do Corredor BRT Transcariocaen_US
dc.typeProdução acadêmicaen_US
dc.typeDissertação de mestradoen_US
dc.description.linkexternohttp://www.pet.coppe.ufrj.br/index.php/producao/teses-de-dsc/cat_view/46-dissertacoes-de-msc?limit=5&order=hits&dir=ASC&start=15en_US
dc.description.lugarRio de Janeiroen_US
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo traçar um procedimento para a seleção de áreas candidatas a abrigarem Pólos Geradores de Viagens (PGVs) no âmbito do corredor BRT Transcarioca, de modo a trazer maior fluxo de passageiros para o mesmo e incentivar o desenvolvimento urbano local. Para que tal objetivo seja alcançado, os conceitos de Pólos Geradores de Viagens, de uso do solo (principais características, parâmetros, atividades), sua relação com os transportes (notadamente o Traffic Oriented Development, ou desenvolvimento orientado para o transporte público) e o zoneamento urbano da área de influência do corredor foram revisados. Para determinar a dinâmica sócio-econômica e de transportes dos bairros atendidos, procedeu-se à análise estatística de variáveis selecionadas, como população, número de empregos formais e de viagens na hora-pico, de forma a se avaliar o comportamento espacial destas variáveis. Como resultado, duas áreas foram escolhidas: uma da Zona Oeste (a área de influência localizada sobre o bairro do Tanque) e uma da Zona Norte (a área de influência que abrange os bairros da Vila da Penha, Vila Kosmos e Vicente de Carvalho), que reúnem fraca dinâmica socioeconômica e de transportes e boas condições de acessibilidade e integração (estações duplas do corredor BRT Transcarioca e proximidade a estações metroviárias).en_US
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