Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/209
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Luiz Eduardo Pereira Santos Leal dos | - |
dc.contributor.editor | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-31T19:45:22Z | - |
dc.date.available | 2016-10-31T19:45:22Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Luiz Eduardo Pereira Santos Leal dos. Pólos Geradores de Viagens e Desenvolvimento Urbano: o caso do Corredor BRT Transcarioca. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE/Programa de Engenharia de Transportes. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 2014. | en_US |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/209 | - |
dc.format.medium | online | en_US |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.subject | Bus Rapid Transit (BRT) | en_US |
dc.subject | desenvolvimento urbano | en_US |
dc.subject | planejamento urbano | en_US |
dc.subject | Transcarioca | en_US |
dc.title | Pólos Geradores de Viagens e Desenvolvimento Urbano: o caso do Corredor BRT Transcarioca | en_US |
dc.type | Produção acadêmica | en_US |
dc.type | Dissertação de mestrado | en_US |
dc.description.linkexterno | http://www.pet.coppe.ufrj.br/index.php/producao/teses-de-dsc/cat_view/46-dissertacoes-de-msc?limit=5&order=hits&dir=ASC&start=15 | en_US |
dc.description.lugar | Rio de Janeiro | en_US |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo traçar um procedimento para a seleção de áreas candidatas a abrigarem Pólos Geradores de Viagens (PGVs) no âmbito do corredor BRT Transcarioca, de modo a trazer maior fluxo de passageiros para o mesmo e incentivar o desenvolvimento urbano local. Para que tal objetivo seja alcançado, os conceitos de Pólos Geradores de Viagens, de uso do solo (principais características, parâmetros, atividades), sua relação com os transportes (notadamente o Traffic Oriented Development, ou desenvolvimento orientado para o transporte público) e o zoneamento urbano da área de influência do corredor foram revisados. Para determinar a dinâmica sócio-econômica e de transportes dos bairros atendidos, procedeu-se à análise estatística de variáveis selecionadas, como população, número de empregos formais e de viagens na hora-pico, de forma a se avaliar o comportamento espacial destas variáveis. Como resultado, duas áreas foram escolhidas: uma da Zona Oeste (a área de influência localizada sobre o bairro do Tanque) e uma da Zona Norte (a área de influência que abrange os bairros da Vila da Penha, Vila Kosmos e Vicente de Carvalho), que reúnem fraca dinâmica socioeconômica e de transportes e boas condições de acessibilidade e integração (estações duplas do corredor BRT Transcarioca e proximidade a estações metroviárias). | en_US |
Aparece nas coleções: | Mobilidade Urbana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luiz Eduardo Santos_Polos Geradores de Viagem e Desenvolvimento Urbano.O casodo corredor BRT Transcarioca_2014.pdf | 2,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.