Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/210
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dc.contributor.authorScovino, Adriana dos Santos-
dc.date.accessioned2016-10-31T19:51:57Z-
dc.date.available2016-10-31T19:51:57Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationSCOVINO, Adriana dos Santos. As viagens a pé na cidade do Rio de Janeiro: um estudo da mobilidade e exclusão social. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. COPPE/UFRJ. Rio de Janeiro, 2008.en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/210-
dc.format.mediumonlineen_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.subjectdesigualdade socialen_US
dc.subjectmobilidade urbanaen_US
dc.subjectperiferiaen_US
dc.subjecttransporte públicoen_US
dc.titleAs viagens a pé na cidade do Rio de Janeiro: um estudo da mobilidade e exclusão socialen_US
dc.typeProdução acadêmicaen_US
dc.typeDissertação de mestradoen_US
dc.description.linkexternohttp://docplayer.com.br/13916748-As-viagens-a-pe-na-cidade-do-rio-de-janeiro-um-estudo-da-mobilidade-e-exclusao-social-adriana-dos-santos-scovino.htmlen_US
dc.description.lugarRio de Janeiroen_US
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de investigar as motivações que determinam a escolha do modo a pé como forma de transporte e sua relação com a mobilidade e a exclusão social. A abordagem considerou somente os aspectos quantitativos e permitiu mensurar as variáveis preestabelecidas, verificando e explicando sua influência sobre outras variáveis, mediante correlações estatísticas. O processo de análise foi dividido em duas etapas, onde a primeira, relacionada à cidade do Rio de Janeiro, resultou na constatação de um desequilíbrio na divisão modal e na confirmação de altos percentuais de viagens pelo modo a pé. A segunda etapa refere-se às Unidades Espaciais de Análise, com foco na exclusão, determinada através dos parâmetros tempo e motivo. Os resultados permitem identificar que a variável renda é determinante na escolha desse modo. Com incentivo a mobilidade tem-se as macrozonas Tijuca-Vila Isabel, Sul e Centro e para a exclusão as macrozonas Praça Mauá-Caju, Oeste e Norte. Tendo em vista seu caráter inovador, ao reunir em um mesmo estudo as características do indivíduo, do ambiente ou meio físico urbano, das viagens e dos meios de transportes, o estudo visa oferecer subsídios para políticas futuras de transporte e uso do solo.en_US
Aparece nas coleções:Mobilidade Urbana



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