Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/211
Tipo Documento: Produção acadêmica
Dissertação de mestrado
Título: Determinantes da alocação urbana e práticas de mobilidade da população de baixa renda: A segregação espacial na cidade do Rio de Janeiro
Data do documento: 2011
Resumo e/ou Legenda: Neste estudo o tema abordado é a mobilidade da população de baixa renda segregada espacialmente. Primeiramente do ponto de vista teórico, elencando a literatura pregressa sobre o tema seguido de uma abordagem empírica realizada a partir da análise de dados secundários e da contextualização histórica para verificar os determinantes da alocação urbana, especificamente na Cidade do Rio de Janeiro e pesquisa de campo junto às famílias reassentadas através do Programa Minha Casa, Minha Vida – MCMV, do Governo Federal. Nesta pesquisa de campo serão examinadas as práticas de mobilidade, com enfoque nas Viagens Pendulares casa-trabalho e casa -escola destas famílias que mudaram recentemente seu local de residência. Esta mudança foi consequência da política habitacional do Município do Rio de Janeiro, o qual definiu a localização da habitação para esta população.
Local: Rio de Janeiro
Link: http://objdig.ufrj.br/60/teses/coppe_m/MirenaSilva.pdf
Palavras-chave: desigualdade social
mobilidade urbana
transporte público
Palavras-chave Livres: Programa Minha Casa Minha Vida
segregação socioespacial
pobreza
Autor(es): Silva, Mirena
Formato: online
Citação: SILVA, Mirena. Determinantes da Alocação Urbana e Práticas de Mobilidade da População de Baixa Renda: a Segregação Espacial na Cidade do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE/Programa de Engenharia de Transportes, 2011.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Mobilidade Urbana



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.