Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/282
Tipo Documento: Produção acadêmica
Livro
Título: O que é Justiça Ambiental?
Data do documento: 2009
Resumo e/ou Legenda: A luta por justiça ambiental é uma extensão do movimento moderno pelos direitos civis. As pessoas começaram a entender que há uma relação direta entre seu local de trabalho, sua comunidade e sua saúde. E, a partir disso, diversas comunidades mais vulneráveis têm se organizado para proteger a própria saúde e dizer que não podem ser sacrificadas em nome do progresso e do dinheiro.  Este livro visa fornecer uma visão geral da relação entre a questão social e a questão ambiental. Para isso, aborda os princípios que guiam a ação das organizações e dos movimentos sociais que agem sob essa perspectiva, das estratégias de luta e resistência, do diagnóstico acerca da injustiça ambiental e de experiências concretas de luta. Com documentos como cartas, memorandos e relatórios oficiais, o livro revela entre outros fatos graves - o jogo político existente na localização de unidades poluidoras em regiões economicamente desfavorecidas, onde a terra é mais barata e há menor resistência à degradação ambiental. E defende, como princípio norteador da justiça ambiental, que todas as comunidades sejam tratadas igualmente no que diz respeito à proteção do meio ambiente.
Local: Rio de janeiro
Personagens/entidades Envolvidas: Acselrad, Henri
Mello, Cecília Campello Amaral
Bezerra, Gustavo das Neves
Palavras-chave: desigualdade social
direito ambiental
movimentos sociais
Autor(es): Acselrad, Henri
Mello, Cecília Campello Amaral
Bezerra, Gustavo das Neves
Editor(es): Garamond
Organizador(a): Acselrad, Henri
Propriedade: Acselrad, Henri
Formato: Impresso
Citação: ACSELRAD, Henri; MELLO, Cecília Campello Amaral; BEZERRA, Gustavo das Neves. O que é Justiça Ambiental? Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2009.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Meio Ambiente
Meio Ambiente
Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.