Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/442
Tipo Documento: Produção acadêmica
Tese de doutorado
Título: Uma estratégia chamada planejamento estratégico: deslocamentos espaciais e atribuições de sentido na teoria do planejamento urbano
Data do documento: 2003
Resumo e/ou Legenda: Em Uma estratégia chamada planejamento estratégico, Pedro Novais estuda os deslocamentos espaciais e as atribuições de sentidos que marcam a teoria do planejamento urbano. Através de uma análise concisa e fundamentada, o autor questiona teorias sobre o tema, expõe as modificações vividas por este corpo teórico ao longo dos últimos anos e reflete sobre as potencialidades e os limites que apresentam. A pesquisa de Pedro Novais traça a trajetória do planejamento estratégico a partir dos EUA, lugar onde foi primeiramente sistematizado a fim de ser utilizado na Harvard University e adaptado para cidades (São Francisco). Depois, em Barcelona, centro de difusão para a América Latina. Por fim, no Rio de Janeiro, que inspirou diversas experiências brasileiras. Analisando cada um destes casos, a obra mostra como a produção de modelos de planejamento urbano está sujeita às questões, tensões e pressões características de cada lugar.
Local: Rio de Janeiro
Link: http://www.ippur.ufrj.br/download/pub/PedroDeNovaisLimaJunior.pdf
Palavras-chave: planejamento urbano
políticas públicas
urbanismo
Palavras-chave Livres: planejamento estratégico
Barcelona
Autor(es): Lima Junior, Pedro Novais
Editor(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Propriedade: Novais Lima Junior, Pedro
Formato: online
Impresso
Citação: LIMA JUNIOR, Pedro Novais. Uma estratégia chamada planejamento estratégico: deslocamentos espaciais e atribuições de sentido na teoria do planejamento urbano.Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Reginal, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2003.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Intervenções Urbanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IU044 - Pedro NOVAIS - Uma estratégia chamada planejamento estratégico.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.