Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/479
Tipo Documento: Produção acadêmica
Livro
Título: De volta à cidade. Dos processos de gentrificação às políticas de “revitalização” dos centros urbanos
Data do documento: 2007
Resumo e/ou Legenda: Este livro discute os efeitos das intervenções de requalificação em centros antigos e desvalorizados de grandes cidades do mundo. Os casos de Bruxelas, Lyon, Barcelona, Nápoles, Cidade do México, Nova Iorque e São Paulo são analisados por diferentes autores. Segundo as conclusões dos estudos, todas as intervenções resultaram ou pretenderam a "gentrificação" das áreas centrais, ou seja, a vinda de classes médias para o centro, substituindo as classes populares que haviam permanecido na área enquanto ela estava deteriorada ou desvalorizada. Na introdução, Catherine Bidou-Zachariasen faz uma reflexão importante sobre o papel das políticas de reabilitação de centros nos novos modelos de cidades resultantes da economia globalizada e na estratégia residencial das classes médias altas dessas cidades.
Local: São Paulo
Palavras-chave: áreas centrais
gentrificação
políticas públicas
Editor(es): Annablume
Organizador(a): Bidou-Zachariasen, Catherine
Propriedade: Annablume
Formato: Impresso
Citação: BIDOU-ZACHARIASEN, Catherine (Org.). De volta à cidade. Dos processos de gentrificação às políticas de “revitalização” dos centros urbanos. São Paulo: Annablume, 2007.
metadata.dc.relation.isversionof: 
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Intervenções Urbanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IU054.jpg49,66 kBJPEGVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.