Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/499
Tipo Documento: Produção acadêmica
Livro
Título: O poder dos jogos e os jogos de poder: interesses em campo na produção da cidade para o espetáculo esportivo
Data do documento: 2015
Resumo e/ou Legenda: No livro a autora explica de maneira admirável a complexidade do processo de produção do espetáculo esportivo e traça um histórico vasto, detalhado e abrangente das instituições que estão na origem do universo que o produz, revelando uma compreensão sofisticada das principais questões relacionadas à realização dos megaeventos esportivos, inclusive no campo legislativo. Baseada em um estudo cuidadoso e exaustivo de várias fontes primárias, a publicação tem como objetivo ressaltar as verdades que se encontram ocultas. Uma de suas maiores contribuições é a ideia do papel político dos megaeventos na legitimação de interesses, na perda do bem comum e no deslocamento da política em favor do consenso. A pesquisadora mostra como o estado de exceção, que marca a produção do espetáculo esportivo, leva a uma despolitização. Não é apenas a natureza autoritária dessas transações que ela enfatiza, mas também a ausência de espaço para dissenso e discussão. Seus esforços para documentar a transformação histórica dos megaeventos, para explicar as suas implicações políticas e jurídicas e para revelar o seu lado obscuro vão inspirar muitos estudiosos, jornalistas e outros analistas.
Local: Rio de Janeiro
Palavras-chave: intervenções urbanas
megaeventos
planejamento urbano
Palavras-chave Livres: planejamento estratégico
Autor(es): Gusmão de Oliveira, Nelma
Editor(es): Editora UFRJ
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
Propriedade: Editora UFRJ
Formato: Impresso
Citação: OLIVEIRA, Nelma G. de. O poder dos jogos e os jogos de poder: interesses em campo na produção da cidade para o espetáculo esportivo. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/Anpur, 2015.
metadata.dc.relation.isversionof: 
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Intervenções Urbanas
Intervenções Urbanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IU065.jpg22,14 kBJPEGVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.