Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/501
Tipo Documento: Produção acadêmica
Livro
Título: Jogos & cidades: Ordenamento territorial urbano em sedes de megaeventos esportivos
Data do documento: 2010
Resumo e/ou Legenda: Grandes eventos esportivos (GEEs) têm sido empreendidos por diversas cidades do mundo; muitas vezes sob um discurso no qual se apresentam como oportunidades para impulsionar o desenvolvimento urbano. Tais GEEs se configuram como verdadeiros Grandes Projetos Urbanos (GPUs); dada a escala de intervenção que assumem nas cidades cujos gestores estão dispostos a se aventurar como candidatos numa acirrada competição para sediar estes eventos. Estes GEEs assumem proporções monumentais a ponto de as próprias cidades serem tomadas como espetáculo a ser desfrutado por consumidores e capitais ávidos por novos territórios de lazer e acumulação. O ordenamento territorial urbano empreendido neste contexto; considerando os impactos conformados; as estratégias dos atores hegemônicos e os conflitos decorrentes; é o foco deste estudo que analisa primordialmente os Jogos Olímpicos e os Jogos Pan-americanos; tal ordenamento é abordado com um enfoque especial para a ação do Estado na sua conformação. Este esforço analítico conta ainda com uma proposta de tipologia que orienta a compreensão do fenômeno numa perspectiva socioespacial; para tanto; foram definidas quatro categorias chave que podem ser tomadas como indicadores de avaliação dos impactos urbanos promovidos pelos GEEs: as vilas de atletas; as estruturas de transportes; os reassentamentos de famílias e os equipamentos esportivos. O trabalho se divide em dois segmentos. No primeiro; se discute o ordenamento territorial urbano à luz dos elementos constitutivos do chamado empreendedorismo urbano; que se apresenta como um conjunto de práticas urbanas consoantes com a modernização capitalista vigente. Enfoque especial é dado ao processo de espetacularização das cidades e aos GPUs; além de considerações acerca das temáticas da escala e da desigualdade espaciais. No segundo segmento são tecidas algumas considerações; orientadas pela tipologia supracitada; acerca dos impactos urbanos produzidos em alguns GEEs. Destaque é dado ao que se tomou como principal objeto empírico do estudo: os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro realizados em 2007. Precede a conclusão do trabalho uma discussão em torno dos conflitos urbanos observados em GEEs. São tomados como principais referências autorais nesta dissertação: David Harvey; Guy Debord; Antonio Gramsci e autores do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense.
Local: Brasília
Link: http://www2.esporte.gov.br/arquivos/snelis/esporteLazer/cedes/jogosCidades.pdf
Palavras-chave: conflitos sociais
intervenções urbanas
megaeventos
planejamento urbano
Palavras-chave Livres: planejamento estratégico
Autor(es): Raeder, Sávio
Editor(es): Ministério do Esporte
Propriedade: Ministério do Esporte
Formato: online
Citação: RAEDER, Sávio. Jogos e cidades: ordenamento territorial urbano em grandes eventos esportivos. Brasília: Ministério do Esporte, 2010.
metadata.dc.relation.isversionof: 
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Intervenções Urbanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IU066.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.