Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/52
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dc.contributor.authorVelloso Santos, Natalia-
dc.date.accessioned2016-10-27T13:57:51Z-
dc.date.available2016-10-27T13:57:51Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSANTOS, Natalia V. Políticas da Ordem: poder e imaginação na criação da cidade olímpica. 2012. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/52-
dc.description.abstractThe strategies of urban marketing involve the creation of cities’ images which are able to promote them as commodities, so that they could attract investments and legitimize new projects before the population. This study aims to reformulate the criticism towards these images formulated according to the logic of marketing through a new approach that does not treat them only as devices to hide a “more” real city; once this understanding may neglect the capacity of these images as ways to see, to realize, to feel and to express the city. In this sense, the thinking that guides this study attempts to analyze the context of the recent construction of the official imaginary of Rio de Janeiro, adopting as the main object the role of the Special Secretariat of Public Order (Secretaria Especial da Ordem Pública), throughout the analysis of publicly available official texts, especially those regarding the communication with the population. From this approach, these order policies were seen not only as repressive, but also as power mechanisms which can create images that are able to produce reality; in other words, images that can, and intend to, make the meanings that constitute what is understood as city work.en_US
dc.format.mediumonlineen_US
dc.format.mediumImpressoen_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.rightsVelloso Santos, Natalia-
dc.subjectchoque de ordemen_US
dc.subjectimaginário socialen_US
dc.subjectpolíticas públicasen_US
dc.subject.othermarketing urbanoen_US
dc.subject.otherimagens de cidadeen_US
dc.subject.otherordem públicaen_US
dc.titlePolíticas da Ordem: poder e imaginação na criação da cidade olímpicaen_US
dc.typeProdução acadêmicaen_US
dc.typeDissertação de mestradoen_US
dc.description.linkexternohttp://objdig.ufrj.br/42/teses/780347.pdfen_US
dc.description.lugarRio de Janeiroen_US
dc.description.resumoAs estratégias de marketing urbano prescrevem a criação de imagens das cidades que sejam capazes de promovê-las à semelhança de mercadorias, a fim de atrair investimentos e legitimar novos projetos diante da população. Este trabalho procura reformular a crítica às imagens elaboradas segundo a lógica do marketing através de outra chave de entendimento que se distingue da postura de tratá-las apenas como formas de ocultar uma cidade “mais” real. Justamente, por entender que essa compreensão negligencia a capacidade que estas imagens têm de funcionar enquanto artefatos que constituem maneiras de ver, perceber, sentir e dizer cidade. Neste sentido, a reflexão aqui presente buscou analisar o contexto recente de constituição do imaginário oficial do Rio de Janeiro, adotando como objeto central a atuação da Secretaria Especial da Ordem Pública, problematizada através da análise de textos oficiais disponibilizados publicamente, em especial, aqueles voltados para a comunicação com a população. A partir desta abordagem, procurou-se entender estas politicas da ordem, não simplesmente como repressoras, mas como mecanismos de poder que criam imagens capazes de produzir realidade, ou seja, que podem, e pretendem, fazer funcionar os sentidos que constituem aquilo que é entendido como cidade.en_US
dc.subject.encity marketingen_US
dc.subject.encity imagesen_US
dc.subject.enpublic orderen_US
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