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dc.contributor.authorTavares, Sandra Isabel Borges-
dc.contributor.editor3º Congresso Braga: CECSen_US
dc.date.accessioned2016-11-09T12:06:13Z-
dc.date.available2016-11-09T12:06:13Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationTavares, S. I. B. Eventos mediáticos e os jovens: o legado das Olímpiadas. In: S. Pereira & M. Toscano (Eds.) (2015). Literacia, Media e Cidadania - Livro de Atas do 3.º Congresso Braga: CECSen_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/654-
dc.format.mediumonlineen_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.subjectlegadoen_US
dc.subjectmegaeventosen_US
dc.subject.otherjovensen_US
dc.subject.othercidadaniaen_US
dc.subject.othermemóriaen_US
dc.titleEventos mediáticos e os jovens: o legado das Olímpiadasen_US
dc.typeProdução acadêmicaen_US
dc.typeAnal de eventoen_US
dc.description.lugarBraga - Portugalen_US
dc.description.resumoO trabalho proposto nesta comunicação faz parte de um dos estudos de caso da pesquisa realizada sobre o legado de um dos eventos mediáticos mais conhecidos a nível mundial – os Jogos Olímpicos e Paralímpicos – e o papel do mesmo na construção de valores de cidadania entre os jovens. Esta apresentação pretende expor e discutir alguns dos dados e conclusões extrapolados sobre as memórias e expectativas dos jovens de Londres acerca dos Jogos Olímpicos de 2012, tendo por complemento a análise do papel e do uso dos mais variados media na construção dessas mesmas memórias. Como evento desportivo, os Jogos Olímpicos são, indubitavelmente, um dos acontecimentos mais mediáticos, principalmente devido ao contributo dos meios de comunicação, particularmente da televisão. Porém, nas últimas décadas, o Olimpismo, filosofia proclamada por Pierre de Coubertin, chama a atenção para valores de cidadania, valores estes que sugerem uma filosofia de vida para além do desporto, abrangendo dimensões como a cultura e a educação. Partindo de uma metodologia de natureza qualitativa, com base em exercícios de mapa mental, entrevistas individuais e grupos focais, realizados com grupos de jovens entre os 14 e os 18 anos, provenientes de duas escolas secundárias em Londres, procedeu-se a uma análise da atitude e do pensamento crítico dos participantes perante os Jogos de 2012. Embora esta abordagem seja de carácter exploratório, foi possível obter bases conceptuais sobre o pensamento dos jovens para, subsequentemente, partir para questões mais intrínsecas, relacionadas com a identidade cultural e a cidadania. As conclusões iniciais extrapoladas a partir desta pesquisa exploratória apontam para um pensamento e discursos críticos dos jovens em relação a este evento mediático. No que diz respeito ao uso e apropriação das mensagens dos media, os primeiros resultados indicam um envolvimento ativo e consciente na relação da mediação e interpretação que os jovens fazem dessas mesma mensagensen_US
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