Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/705
Tipo Documento: Produção acadêmica
Artigo de periódico
Título: Urbanismo na cidade desigual: o Rio de Janeiro e os megaeventos
Data do documento: 2014
Resumo e/ou Legenda: O trabalho discute o modo como o tema da desigualdade é considerado no urbanismo no Rio de Janeiro. Para tal, trata das representações populares e científicas da cidade, que se encontram em um continuum entre a coesão e a fragmentação. O texto apoia-se na relação entre espaço físico e espaço social para, em seguida, demonstrar o papel do espaço físico e das representações do espaço na reprodução de relações sociais. Argumenta-se que o urbanismo no Rio de Janeiro sofreu uma inflexão nos anos 1990, resultando em experiências teoricamente inovadoras e politicamente conservadoras. Duas práticas discutidas são o “urbanismo de fragmentos” e os “grandes projetos urbanos”. O desconhecimento ou a naturalização da temática da desigualdade sugere a impossibilidade de o urbanismo contemporâneo, em suas versões cariocas, dar respostas às questões sociais.
Local: Rio de Janeiro
Link: http://www.anpur.org.br/publicacao/arquivos/20140827095550RBEUR_v16_n1.pdf
Palavras-chave: desigualdade social
megaeventos
urbanismo
Autor(es): Novais, Pedro
Editor(es): Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Propriedade: Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Formato: online
Impresso
Citação: NOVAIS, P. Urbanismo na cidade desigual: o Rio de Janeiro e os megaeventos. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR), v. 16, p. 11-33, 2014
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Intervenções Urbanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IU024.pdf4,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.