Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/710
Tipo Documento: Produção acadêmica
Dissertação de mestrado
Título: Barra da Tijuca e o Projeto Olímpico: a cidade do capital
Data do documento: 2015
Resumo e/ou Legenda: O Rio de Janeiro está passando por um período de profundas transformações urbanas justificadas pelos Jogos Olímpicos de 2016, que tem como objetivo criar as bases para transformar a Barra da Tijuca de principal centro das Olimpíadas em uma nova centralidade da cidade. Esse projeto foi forjado por uma coalizão de poder que tem raízes no bairro mas se amplia a partir do Projeto Olímpico, conseguindo canalizar maciços investimentos públicos para região nos anos 2010. A reestruturação urbana a qual passa o Rio de Janeiro se apoia em princípios neoliberais e tem na parcerias público-privadas o principal instrumento de intervenção e gestão do território. Um de seus efeitos é determinar a localização dos moradores da cidade de acordo com a sua classe social, submetendo identidade e cultura à lógica do mercado. Isso vem sendo questionado por movimentos que propõem uma outra forma de existir na Barra da Tijuca. Através de sua luta e resistência, eles fazem um contraponto ideológico no local que se consolidou como o principal espaço do capital no Rio de Janeiro.
Local: Rio de Janeiro
Link: https://riorealblog.files.wordpress.com/2016/03/renato-cosentino-dissertac3a7c3a3o-mestrado-ippur-ufrj-2015.pdf
Palavras-chave: mercado imobiliário
Região Barra da Tijuca
remoções
Autor(es): Cosentino, Renato
Editor(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Propriedade: Cosentino, Renato
Formato: online
Impresso
Citação: COSENTINO, Renato. Barra da Tijuca e o Projeto Olímpico: a cidade do capital. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Reginal, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Intervenções Urbanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IU040.pdf9,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.