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dc.contributor.authorCastro, Suélen Barboza Eiras de-
dc.contributor.authorSouza, Doralice Lange de-
dc.contributor.editorRevista Brasileira de Educação Física e Esporteen_US
dc.date.accessioned2016-11-11T20:38:57Z-
dc.date.available2016-11-11T20:38:57Z-
dc.date.issued2015-09-
dc.identifier.citationCASTRO, Suélen Barboza Eiras de; SOUZA, Doralice Lange de. Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016: propostas para o esporte educacional, de participação e de rendimento. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte – USP, São Paulo, vol.29, n.3, pp.507-518, Jul-Set/2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807-55092015000300507&script=sci_abstract&tlng=pt. Acessado em: 05/10/2016.en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/816-
dc.format.mediumonlineen_US
dc.format.mediumImpressoen_US
dc.relation.isversionofvol.29, n.3, pp.507-518en_US
dc.subjectfederações internacionaisen_US
dc.subjectfederações nacionaisen_US
dc.subjectinclusão socialen_US
dc.subjectlegadoen_US
dc.subjectmegaeventosen_US
dc.subjectprojetos sociaisen_US
dc.subject.otherinclusão esportivaen_US
dc.subject.otherpolítica esportivaen_US
dc.titleOs jogos olímpicos e paralímpicos Rio 2016: propostas para o esporte educacional, de participação e de rendimentoen_US
dc.typeProdução acadêmicaen_US
dc.typeArtigo de periódicoen_US
dc.description.linkexternohttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807-55092015000300507&script=sci_abstract&tlng=pten_US
dc.description.lugarSão Pauloen_US
dc.description.resumoEste trabalho visou identificar as propostas de legados para o esporte no Brasil a partir do Dossiê de Candidatura do Rio de Janeiro à Sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 e Cadernos de Legado Rio 2016. A pesquisa se caracteriza como documental de cunho qualitativo. Selecionamos do Dossiê de Candidatura e dos Cadernos de Legado as propostas para o esporte que são apontadas como consequência da vinda dos Jogos. Para cada proposta buscamos identificar: 1) dimensão esportiva (educacional, participação e rendimento); 2) nível de alcance; 3) público-alvo; e 4) orçamento. Concluímos que dentre as diferentes dimensões do esporte, o de rendimento será privilegiado. São poucas as propostas que visam ampla disseminação da prática esportiva. A maioria das propostas se restringe à cidade do Rio de Janeiro e ao período pré-Jogos. O esporte educacional não é significativamente contemplado quando comparado às outras dimensões do esporte, o que contradiz a Política Nacional do Esporte e a Constituição Federal de 1988. Mais estudos são necessários para subsidiar o direcionamento das ações do governo no sentido de se garantir o acesso ao esporte como um direito de todos.en_US
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