Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/827
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Camila Calado-
dc.contributor.editorUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)en_US
dc.date.accessioned2016-11-14T12:25:11Z-
dc.date.available2016-11-14T12:25:11Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationLIMA, Camila C. Olimpíadas 2016 e a construção de um novo Rio: o marketing do legado, as políticas públicas e as estratégias comunicacionais em torno das favelas e das remoções. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2013.en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/827-
dc.description.abstractThis MA thesis analyses the place of the favela in the current remodeling of Rio de Janeiro in preparation of the Olympic and Paraolympic Games of 2016, focusing especially in the constructionof discourses on the removal of favelas. It takes as its starting point narrative about the favela in the olympic candidacy project, Rio 2016, Live your Passion and discusses current public policy involving these territories: the Unidades de Polícia Pacificadora (a form of community policing), Morar Carioca (housing) and Porto Maravilha (the renovation of the port area). It discusses city government’s discourse on the removal of favelas in the light of Foucault’s concept of biopower. Finally, it reflects on communications strategies adopted by sectors that resist the removals. The marketing of the legacy, present in the Rio 2016 candidacy campaign, focuses on the idea of a city integrated by public policy and the resemantization of removals by city government as action in defense of the lives of favela dwellers have led a number of actors to join forces, occupy the streets and mobilize on the internet. The Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas has been organized in this context and has produced dossiers, reports, videos, events and profiles on social media. The material produced by the Committee is analysed in the light of Lafuente and Corsín’s notion of “communities of the concerned” that build the commons in a process of Maussian gift-giving that involves using communications technologies.en_US
dc.format.mediumonlineen_US
dc.format.mediumImpressoen_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.rightsLima, Camila Calado-
dc.subjectfavelaen_US
dc.subjectpolíticas públicasen_US
dc.subjectremoçõesen_US
dc.titleOlimpíadas 2016 e a construção de um novo Rio: o marketing do legado, as políticas públicas e as estratégias comunicacionais em torno das favelas e das remoçõesen_US
dc.typeProdução acadêmicaen_US
dc.typeDissertação de mestradoen_US
dc.description.linkexternowww.pos.eco.ufrj.br/site/download.php?arquivo=upload/disserta_clima_2013.pdfen_US
dc.description.lugarRio de Janeiroen_US
dc.description.resumoA pesquisa analisa a inserção da favela no atual projeto de remodelação do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, discutindo especialmente a construção dos discursos acerca das remoções de favelas. Parte das narrativas elaboradas sobre a favela no projeto de candidatura Rio 2016, Live your Passion. Passa pelas atuais políticas públicas envolvendo tais territórios, a saber: Unidades de Polícia Pacificadora, Morar Carioca e Porto Maravilha. Discute o discurso oficial do poder público municipal em torno das remoções, à luz da discussão do biopoder, por Foucault, para, enfim, refletir sobre as estratégias comunicacionais adotadas pelos setores que resistem às remoções. Diante do marketing do legado, construído na campanha de candidatura Rio 2016, do discurso da cidade integrada proposto pelas políticas públicas, e da ressemantização das remoções pelo poder público municipal como ações a favor da vida dos moradores de favelas, uma multiplicidade de atores une-se em torno da luta por um bem comum, ocupam as ruas e mobilizam-se pela rede. É neste cenário que se constitui o Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas, com produções de dossiês, relatórios, vídeos, eventos e criação de perfis em redes sociais. A análise, na dissertação, do material roduzido pelo Comitê, a partir de março de 2011, lança mão da proposta, por Lafuente e Corsín, de comunidades de atingidos e a construção do comum.en_US
dc.subject.enOlympic Gamesen_US
dc.subject.endiscursive strategiesen_US
dc.subject.enfavelaen_US
dc.subject.enremovalen_US
dc.subject.enpublic policyen_US
Aparece nas coleções:Moradia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD030 - Camila CALADO - Olimpíadas 2016 e a construção de um novo Rio.pdf4,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.