Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/861
Tipo Documento: Produção acadêmica
Trabalho completo publicado em evento
Título: Remoções em foco: políticas públicas para as favelas cariocas em tempo de megaeventos
Data do documento: 2012
Resumo e/ou Legenda: O texto abaixo pretende enfocar duas das principais políticas públicas voltadas para as favelas praticadas pela Prefeitura do Rio de janeiro no momento. O recorte procurou acompanhar aquelas que têm efeitos concretos e diretos sobre o território, implicando ações de desdobramento físico, imediato nos territórios em que se aplicam. Trata-se do programa Morar Carioca e da política de remoção de moradores de várias áreas da cidade, transferindo-os para localizações distantes de onde habitam e constroem as redes de solidariedade que suportam seu difícil cotidiano. A partir de informações recolhidas na mídia e em relatórios sobre as remoções provocadas pela realização dos megaeventos, pretende-se explicitar a situação das populações vulneráveis e questionar os limites éticos entre planejamento e direitos humanos, necessários para que se estabeleça linhas divisórias entre a obediência de metas definidas em função de eventos previstos para cidade e a real necessidade de seus moradores e cidadãos.
Local: São Paulo
Palavras-chave: planejamento urbano
políticas públicas
remoções
Palavras-chave Livres: centralidades
Autor(es): Nunes, Maria Julieta
Editor(es): VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social
Propriedade: VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social
Formato: online
Citação: NUNES, Julieta. Remoções em foco: políticas públicas para as favelas cariocas em tempo de megaeventos. In: VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social, 2012, São Paulo. Gestão Social: mobilizações e conexões. São Paulo, 2012.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Moradia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD013 - NUNES J - Remocoes em foco_politicas publicas para as favelas cariocas em tempos de megaeventos.pdf299,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.