Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/945
Tipo Documento: Produção acadêmica
Livro
Título: Pereira Passos, um Haussmann tropical: a renovação urbana da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX
Data do documento: 1992
Resumo e/ou Legenda: Pereira Passos, um Haussmann tropical é o resultado de minucioso estudo acerca dos processos de reforma urbana, ocorridos na Cidade do Rio de Janeiro, no início deste século, que conferiram à cidade nova fisionomia em seus aspectos urbanístico, político e sócio-economico. Mas se as demolições e abertura de avenidas permitiram à cidade atender às funções modernas de núcleo comercial, financeiro e administrativo, por outro lado, implicariam a destruição de centenas de velhos trapiches, cais de madeira, quarteirões. Foi um período marcado por conflitos que convulsionariam a antiga capital federal, resultantes de interesses privados atingidos, de imposições discricionárias sobre as classes subalternas e da resistência esboçada por esses setores.
Local: Rio de Janeiro
Palavras-chave: disputas simbólicas
planejamento urbano
remoções
Autor(es): Benchimol, Jaime Larry
Editor(es): Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes
Formato: Impresso
Citação: BENCHIMOL, Jaime L. Pereira Passos, um Haussmann tropical: a renovação urbana da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Divisão de Editoração, 1992
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Moradia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD056 - PEREIRA PASSOS.jpg52,92 kBJPEGVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.