Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBetti, Mauro-
dc.contributor.editorRevista Motrivivência (UFSC)en_US
dc.date.accessioned2016-11-17T17:08:18Z-
dc.date.available2016-11-17T17:08:18Z-
dc.date.issued2009-06-
dc.identifier.citationBETTI, Mauro. Copa do Mundo e Jogos Olímpicos: A inversionalidade e transversalidades na cultura esportiva e na Educação Física escolar. Revista Motrivivência – UFSC, Florianópolis –SC, Ano XXI, No 32/33, P. 16-27, Jun-Dez./2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2009n32-33p16. Acessado em : 04/10/2016.en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/962-
dc.description.abstractIn times of sporting mega-events, increases the circulation of social projects for the school physical education and sport-formal fede- ral. However, in the case of the Olympics, inverts the logic of his own project of making Brazil an “Olympic power.” Already the World Cup football to suggest transversalities in school contents, which in turn would strengthen the projects of critical and emancipa- tory pretensions, who conceive of Physical Education as school sub- ject that should allow the students the meaning and new meaningto their own experiences of mo- ving within the culture.en_US
dc.format.mediumonlineen_US
dc.format.mediumImpressoen_US
dc.relation.isversionofAno XXI, No 32/33en_US
dc.subjectcopa do mundoen_US
dc.subjectjogos olímpicos (história)en_US
dc.subject.othereducação físicaen_US
dc.subject.othercultura esportivaen_US
dc.subject.otherfutebolen_US
dc.subject.othereducação física escolaren_US
dc.titleCopa do Mundo e Jogos Olímpicos: A inversionalidade e transversalidades na cultura esportiva e na Educação Física escolaren_US
dc.typeProdução acadêmicaen_US
dc.typeArtigo de periódicoen_US
dc.description.linkexternohttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2009n32-33p16en_US
dc.description.lugarFlorianópolisen_US
dc.description.resumoEm tempos de megaeventos esportivos, aumenta a circulação social de projetos para a Educação Física escolar e o esporte formal- federativo. Contudo, no caso dos Jogos Olímpicos, inverte-se a lógica do próprio projeto de tornar o Brasil uma “potência olímpica”. Já a Copa do Mundo de futebol permite sugerir transversalidades nos conteúdos escolares, que por sua vez fortaleceriam os projetos de pretensões críticas e emancipatórias, que concebem a Educação Física como disciplina escolar que deve possibilitar aos alunos a significação e ressignificação de suas próprias experiências de movimento no âmbito da cultura.en_US
Aparece nas coleções:Atividades Culturais
Infraestrutura Esportiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BETTI.COPA.2009.pdf206,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.