Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/985
Tipo Documento: Produção acadêmica
Artigo de periódico
Anal de evento
Título: Badminton: Um estudo comparativo das estruturas esportivas
Data do documento: 2012-10
Resumo e/ou Legenda: Por meio do referencial teórico da teoria dos Campos de Pierre Bourdieu esta pesquisa objetivou a comparação das estruturas e habitus dos atletas, clubes, instituições, federações e confederações que praticam Badminton, um esporte olímpico de raquetes e petecas, pouco praticado no Brasil. Foram realizadas 178 entrevistas estruturas com uma abordagem qualitativa com atletas e dirigentes divididos em 3 grupos: atuantes no estado do Paraná, em outros estados brasileiros e em alguns países americanos que se destacam nesta modalidade. Assim verificamos que o badminton é um esporte que está em desenvolvimento no Brasil, porém ainda um tanto recuado ao compararmos aos outros países pan-americanos. Vemos que os habitus brasileiros estão voltas para outros esportes, contudo, por meio de um pensamento bourdiano, vemos que as estruturas esportivas brasileiras, seja na esfera federal, estadual ou municipal, pode alterar esta representatividade, considerando o exemplo do projeto Raquetada Olímpica: Caso Badminton, que transformou a prática esportiva da cidade de Arapongas.
Local: Concepción - Chile
Link: www.alesde.ufpr.br/Actas%20ALESDE%202012.pdf
Palavras-chave: formação profissional
inclusão social
projetos sociais
Palavras-chave Livres: formação esportiva
esporte, educação e saúde
habitus
clubes
badminton
Autor(es): Gonçalves, Ricardo
Silva, Carlos Eduardo M. da
Santos, Mônica Andréia Vargas dos
Lourenço, Douglas de Aguiar
Editor(es): III Congreso Latinoamericano de Estudios Socioculturales del Deporte- ALESDE
Organizador(a): III Congreso Latinoamericano de Estudios Socioculturales del Deporte- ALESDE
Formato: online
Impresso
metadata.dc.relation.isversionof: GONÇALVES, Ricardo; SILVA, Carlos Eduardo M. da; SANTOS, Mônica Andréia Vargas dos; LOURENÇO, Douglas de Aguiar. BADMINTON: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS ESTRUTURAS ESPORTIVAS. III Congreso Latinoamericano de Estudios Socioculturales del Deporte- ALESDE. Concepción – Chile, 24 à 26 de Outubro de 2012. Disponível em: www.alesde.ufpr.br/Actas%20ALESDE%202012.pdf. Acessado em 05/10/2016.
Aparece nas coleções:Impactos sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Actas.ALESDE.2012.pdf4,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.