Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1037
Tipo Documento: Produção acadêmica
Livro
Título: Legados do Esporte brasileiro
Data do documento: 2014
Resumo e/ou Legenda: A preocupação em refletir sobre os “Legados do Esporte Brasileiro”, com ênfase no esporte educacional, de lazer e de inclusão social, legitima estudos e intervenções que vêm sendo realizados, por diferentes atores sociais, em distintas instituições de ensino superior, em várias regiões do país. Além da adoção de concepção ampliada de legado que reconhece a sua complexidade e dimensionalidade, abrangendo tanto aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais como também possíveis impactos positivos e negativos, este livro se propõe a contribuir com a reflexão acerca de importantes ações e boas práticas sobre o esporte no Brasil, com ênfase naquelas voltadas à educação, ao lazer e à inclusão social. Ao vislumbrar a realização de reflexões acerca do esporte brasileiro, a presente obra procura, necessariamente, relacioná-lo ao avanço científico e tecnológico e suas ressonâncias na vida contemporânea, atreladas às transformações socioambientais, socioculturais, políticas, econômicas, religiosas, dentre legados do esporte brasileiro 6 outras. De modo geral, são buscadas respostas aos seguintes questionamentos: Quais têm sido as pegadas deixadas pelo esporte na vida das pessoas, em suas comunidades, bairros, escolas? Quais as repercussões dos projetos esportivos existentes para uma vida com mais qualidade? Quais as configurações da educação e do lazer frente às inúmeras manifestações esportivas que se vivenciam e que ainda se vivenciarão? Para contribuir com as reflexões que sustentam possíveis respostas a tais questionamentos, esta obra foi subdivida em três eixos temáticos, a saber: “Esporte educacional” contendo quatro capítulos, “Esporte de lazer” e “Esporte de inclusão social”, ambos contendo cinco capítulos. Cada um dos eixos temáticos é apresentado por um capítulo introdutório, o qual foi escrito, coletivamente, pelos autores que compõem cada eixo, de forma que as abordagens e concepções de todos fossem nele contempladas, retratando, assim, a visão do coletivo que, embora tenha suas especificidades, caminha em sintonia com a proposta geral da coletânea.
Local: Florianópolis
Link: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/128033/Legados-do-Esporte-Brasileiro-2014.pdf?sequence=1
Palavras-chave: atletas
Comitê Olímpico do Brasil (COB)
copa do mundo
Jogos Mundiais Militares
jogos olímpicos (história)
Jogos Pan-americanos 2007
jogos paralímpicos (história)
legado
Palavras-chave Livres: esporte
esporte, educação e saúde
lazer
ócio
Editor(es): Editora UDESC
Organizador(a): Marinho, Alcyane
Nascimento, Juarez Vieira do
Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli
Formato: online
Impresso
Citação: Marinho, Alcyane; Vieira do Nascimento, Juarez Amauri Aparecido; Oliveira, Bássoli. Legados do Esporte brasileiro. Editora UDESC, Volume 5, Florinópolis, 2014.
metadata.dc.relation.isversionof: Volume 5 - 2014.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Infraestrutura Esportiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARINHO.LEGADO.2014.pdf3,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.