Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1197
Tipo Documento: Produção acadêmica
Livro
Título: Transição regulatória no transporte por ônibus na cidade do Rio de Janeiro
Data do documento: 2015
Resumo e/ou Legenda: No ano de 2010, a prefeitura do Rio de Janeiro realizou, pela primeira vez, via licitação, a concessão privada de todo o sistema de transporte por ônibus na cidade. A contratualização das relações entre as empresas de ônibus e a prefeitura na prestação do serviço foi apresentada como um passo decisivo para a modernização e racionalização do sistema de transportes municipal. Neste trabalho, desenvolvemos a hipótese de que a reorganização do transporte está inserida num contexto de aprofundamento do processo de neoliberalização na escala urbana no Brasil que estaria desestruturando/reestruturando a coerência espacial, implicando em mudanças nas coalizões políticas e em suas relações com o Estado. Neste sentido, nossa análise aponta que não estamos diante de uma ruptura na forma de prestação do serviço, mas de uma transição regulatória para um novo ciclo de acumulação do setor num quadro complexo de mudanças e continuidades na política municipal de transportes.
Local: Rio de Janeiro
Link: http://www.observatoriodasmetropoles.net/download/livro_transporte_matela.pdf
Palavras-chave: mobilidade urbana
transporte público
licitações
Palavras-chave Livres: empresas de ônibus
Autor(es): Matela, Igor Pouchain
Editor(es): Letra Capital
Propriedade: Letra Capital
Formato: Online; Impresso
Citação: MATELA, Igor Pouchain. Transição regulatória no transporte por ônibus na cidade do Rio de Janeiro. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Mobilidade Urbana



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.