Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1201
Tipo Documento: Relatório Técnico
Título: Rio de Janeiro Além de 2016: um projeto para a nova geração de Infraestrutura em transporte
Data do documento: 2015
Resumo e/ou Legenda: A progressiva visibilidade internacional proporcionada pelos megaeventos esportivos sediados pelo Rio de Janeiro tem exposto os gestores públicos aos extremos da arte de administrar. Se, por um lado, o fato oferece os meios determinantes para o crescimento econômico e o alcance da desejada produtividade, por outro, representa um desafio na superação de antigas disfunções, como a vagarosa mobilidade e a desagradável poluição. A forma pela qual os gestores escolheram responder à questão tem sido decisiva e merece ser estudada nas nuances que modelam o desenvolvimento futuro. As inovações proporcionadas pela infraestrutura de transporte e pelo arranjo institucional correspondente prenunciam transformar o perfil da região e favorecer o ritmo saudável de vida da população. A conjugação de crescente urbanização com desenvolvimento sustentável é crível, desde que a atenção seja focada nas interdependências, com a ocupação do solo, a geração de energia limpa e o uso de tecnologia da informação e comunicação.
Local: Brasília
Link: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_2164.pdf
Palavras-chave: mobilidade urbana
transporte público
políticas públicas
megaeventos
Autor(es): Lourenço, Rosane
Editor(es): Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Propriedade: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Formato: Online
Citação: LOURENÇO, Rosane S. Texto para Discussão. Rio de Janeiro Além de 2016: Um Projeto para a nova geração de Infraestrutura em Transporte.Brasilia: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2015.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Mobilidade Urbana



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.