Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/129
Tipo Documento: Produção acadêmica
Trabalho completo publicado em evento
Título: O Rio de Janeiro dos megaeventos e o desafio para as políticas de cultura: capital rentista e insurgência
Data do documento: 2014
Resumo e/ou Legenda: O artigo se dedica à reflexão em torno da relação entre as políticas culturais, a esfera pública e o território, tendo a cidade do Rio de Janeiro como objeto de análise. O objetivo geral é perceber como as políticas de regulação urbana influenciam as práticas de diversos atores culturais, levando, através de um processo complexo de seleção e normatividade, à invisibilidade de certas ações e acentuação de outras. Deste patamar, acredita-se que a cidade do Rio de Janeiro seja um caso por excelência de como a reorganização capitalista do espaço, traduzida na introdução do empreendedorismo urbano, promove políticas que selecionam e limitam a presença e as possibilidades de ação de certos grupos sociais, atrofiando a diversidade cultural como um projeto a se realizar. Desta feita, apresenta-se aqui a experiência Aldeia Maracanã, para contribuir na construção de um mapa de debates que identifique os limites das políticas culturais nas cidades-empresa e, para a produção de uma historiografia dos movimentos culturais insurgentes capaz de ampliar os cânones da discussão das políticas culturais no espaço urbano.
Local: Rio de Janeiro
Link: http://megaeventos.ettern.ippur.ufrj.br/sites/default/files/artigos-cientificos/domingues_j._o_rio_de_janeiro_dos_megaeventos_e_o_desafio_para_as_politicas_de_cultura.pdf
Palavras-chave: planejamento urbano
políticas públicas
Palavras-chave Livres: políticas culturais
Autor(es): Domingues, João Luiz Pereira
Editor(es): II Conferência Internacional Megaeventos e a Cidade
Propriedade: Domingues, João Luiz Pereira
Formato: online
Citação: DOMINGUES, João L. P. O Rio de Janeiro dos megaeventos e o desafio para as políticas de cultura: capital rentista e insurgência. In: Anais da II Conferência Internacional Megaeventos e a Cidade, 2014, Rio de Janeiro.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Atividades Culturais
Intervenções Urbanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IU011 - domingues - o_rio_de_janeiro_dos_megaeventos_e_o_desafio_para_as_politicas_de_cultura.pdf789,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.