Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/162
Tipo Documento: Produção acadêmica
Trabalho completo publicado em evento
Título: A produção da paisagem única no Rio de Janeiro Olímpico
Data do documento: 2014
Resumo e/ou Legenda: A noção de paisagem é objeto de reflexão dos diversos campos de reflexão acadêmicos que tomam a relação entre as sociedades humanas e seu habitat como objeto de estudo, como a geografia, a sociologia, a antropologia e as artes visuais. Este trabalho busca analisar o tema a partir de uma perspectiva urbanística, estabelecendo um diálogo com estes outros campos, sobretudo a geografia urbana, detendo-se sobre as tensões e disputas influindo sobre a construção da paisagem urbana, decorrentes de uma grande intervenção urbana no Porto do Rio de Janeiro, e suas implicações socioculturais, num contexto onde a cidade do Rio de janeiro passa a abrigar megaeventos de alcance global.
Link: http://megaeventos.ettern.ippur.ufrj.br/sites/default/files/artigos-cientificos/moreira_c._mesentier_l._a_producao_da_paisagem_unica_no_rio_de_janeiro_olimpico.pdf
Palavras-chave: áreas centrais
megaeventos
patrimônio histórico e cultural
Porto Maravilha
Autor(es): Moreira, Clarissa Costa
Mesentier, Leonardo Marques de
Editor(es): II Conferência Internacional Megaeventos e a Cidade
Propriedade: Moreira, Clarissa Costa
Mesentier, Leonardo Marques de
Formato: online
Citação: MOREIRA, Clarissa da C.; MESENTIER, Leonardo M. A produção da paisagem única no Rio de Janeiro Olímpico. In: Anais da II Conferência Internacional Megaeventos e a Cidade, 2014, Rio de Janeiro.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Intervenções Urbanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IU023 - MOREIRA Clarissa, MESENTIER Leonardo - a producao da paisagem unica no rio de janeiro olimpico.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.