Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/164
Tipo Documento: Produção acadêmica
Artigo de periódico
Título: Como transformar o direito à mobilidade em indicadores de políticas públicas? Uma contribuição
Data do documento: 2011
Resumo e/ou Legenda: No contexto de sediamento da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil está prestes a ter o maior volume de recursos de sua história a ser investido em políticas de mobilidade urbana num curto período. Financiamentos específicos são autorizados, o limite de endividamento estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal foi suspenso, bancos multilaterais voltam a aumentar seus negócios no país e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) também entra em ação para cobrar e financiar projetos de mobilidade das cidades-sede, por meio do PAC da Copa e PAC da Mobilidade Urbana. Em meio aos mega negócios e mega projetos, as populações atingidas estão envoltas no cenário de cidade de exceção, sem apoio jurídico a que se possa recorrer. Para avaliar os impactos desses projetos, tenta-se aqui estabelecer critérios que fogem das propostas de city marketing envolvida no cenário presente, a partir do debate sobre direito à cidade.
Local: Rio de Janeiro
Link: http://emetropolis.net/system/edicoes/arquivo_pdfs/000/000/007/original/emetropolis_n07.pdf?1447896294
Palavras-chave: mobilidade urbana
políticas públicas
transporte público
Autor(es): Florentino, Renata
Editor(es): e-metropolis: Revista Eletrônica de Estudos Urbanos e Regionais
Formato: online
Citação: FLORENTINO, Renata. Como transformar o direito à mobilidade em indicadores de políticas públicas? Uma contribuição. e-metropolis: Revista Eletrônica de Estudos Urbanos e Regionais, v. 07, p. 44-56, Rio de Janeiro, 2011. http://emetropolis.net/system/edicoes/arquivo_pdfs/000/000/007/original/emetropolis_n07.pdf?1447896294
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Mobilidade Urbana



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.