Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/176
Tipo Documento: Produção acadêmica
Trabalho completo publicado em evento
Título: O uso da cultura como ancora para o processo de urbanização catalão: estudo de caso dos museus MACBA e BLAU em Barcelona
Data do documento: 2015
Resumo e/ou Legenda: A arquitetura icônica cultural ganhou dimensões epidêmicas na Espanha desde 1997 com a inser- ção do museu Guggenheim em Bilbao. Entretanto, o gérmen deste fenômeno iniciou-se em Barcelona, na década de 80, com o evento emblemático dos Jogos Olímpicos. A partir desta década foram inseridos diversos ícones culturais como forma de estratégia urbana, objetivando a atração de pessoas, investidores e gerando maior competitividade, tanto entre cidades, como mundialmente. Neste artigo serão analisados dois períodos do planejamento urbano catalão: o primeiro, da década de 1980 (período das Olimpíadas), será analisado o processo de revitalização do centro da cidade, bem como a inserção do Museu de Arte Contemporãnea de Barcelona – MACBA no bairro do Raval. No segundo período (1990-2000), de intervenção mais recente (período do Fórum das Culturas), verificar-se-á os novos processos de urbanização da área de expansão da cidade onde foi inserido o Museu de Ciências intitulado também de Edifício Fórum e BLAU.
Local: Belo Horizonte
Link: http://xvienanpur.com.br/anais/?wpfb_dl=231
Palavras-chave: equipamentos culturais
intervenções urbanas
urbanismo
Palavras-chave Livres: Barcelona
museu
Autor(es): Brizotti Pasquoto, Geise
Editor(es): Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
Propriedade: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
Formato: online
CD
Citação: PASQUOTO, Geise Brizotti. O uso da cultura como ancora para o processo de urbanização catalão: estudo de caso dos museus MACBA e BLAU em Barcelona. In: Anais do XVI Encontro Nacional da ANPUR. Belo Horizonte, 2015.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Atividades Culturais
Intervenções Urbanas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.