Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/177
Tipo Documento: Produção acadêmica
Trabalho completo publicado em evento
Título: BRT Transoeste: análise de indicadores espaciais visando à mobilidade e o desenvolvimento urbano sustentáveis
Data do documento: 2015
Resumo e/ou Legenda: Este estudo apresenta uma avaliação do projeto BRT TransOeste, no município do Rio de Janeiro - RJ, sob a perspectiva da mobilidade e do desenvolvimento urbano sustentáveis. O BRT TransOeste consiste no primeiro sistema Bus Rapid Transit implantado no município e foi proposto inicialmente visando atender a compromisso, em termos de mobilidade urbana, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro com o Comitê Olímpico Internacional – COI para realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Este sistema, que atravessa bairros das Áreas de Planejamento 4 (Barra da Tijuca) e 5 (Zona Oeste) da cidade, foi concebido para exercer a função de sistema estruturador de transporte de passageiros de sua área de influência. Com o auxílio de Sistema de Informações Geográficas - SIG, foram analisados indicadores associados à cobertura espacial do sistema, às condições de circulação no espaço urbano, ao uso e a ocupação do solo e ao ordenamento territorial em sua Área de Influência Direta. Os resultados obtidos a partir da análise destes indicadores espaciais foram avaliados através de seis princípios de desenho ou projeto para cidades sustentáveis desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Móbile, da COPPE/UFRJ. Estes princípios evidenciam a necessidade de integração do planejamento de transporte e do uso do solo para promoção da mobilidade e do desenvolvimento urbano sustentáveis.
Local: Rio de Janeiro
Link: http://www.riodetransportes.org.br/wp-content/uploads/artigo71.pdf
Palavras-chave: Bus Rapid Transit (BRT)
desenvolvimento urbano
legado
Transoeste
transporte público
Autor(es): Moura, Iuri Barroso de
Pimentel, Marcello Leonard
Formato: online
Citação: MOURA, Iuri Barroso de; PIMENTEL, Marcello Leonard. BRT Transoeste: análise de Indicadores Espaciais Visando à Mobilidade e o Desenvolvimento Urbano Sustentáveis. In: XIII Rio de Transportes, PET/UFRJ. Rio de Janeiro, 2015. http://www.riodetransportes.org.br/wp-content/uploads/artigo71.pdf
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Mobilidade Urbana



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.