Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/180
Tipo Documento: Produção acadêmica
Trabalho completo publicado em evento
Título: Cidade-Marca e disputas simbólicas no projeto Rio 2016
Data do documento: 2013
Resumo e/ou Legenda: Tendo como objeto de reflexão o Projeto Olímpico Rio 2016 sob sua dimensão político-simbólica, este artigo traz uma proposta de análise orientada para a avaliação do rol do marketing de cidade no conjunto das políticas, estratégias e projetos de transformação do Rio de Janeiro em cidade olímpica, bem como na busca dos meios necessários à sua atualização e legitimação. Avalia-se que a articulação de atores e escalas em torno ao projeto exige expressivo investimento simbólico, que utiliza o megaevento como um espetáculo em escala mundial visando à promoção da cidade mediante a construção e divulgação da “cidademarca”. O artigo adota como recortes analíticos o reconhecimento da: (1) posição assumida pelos diversos atores, suas retóricas e disputas simbólicas; (2) produção da imagem e das ordens de justificação dos projetos relativos às áreas de intervenção olímpica. O estudo permitiu identificar a intrincada relação entre este projeto de cidade e o aparato simbólico que caracteriza “a vez do Rio” como metrópole dos megaeventos e desafiá-lo, no plano da crítica, como motivador das intervenções urbanas que constroem e afirmam a cidade mercadoria, enquanto geram conflitos.
Local: Recife
Link: http://unuhospedagem.com.br/revista/rbeur/index.php/anais/article/view/4489
Palavras-chave: disputas simbólicas
marketing
megaeventos
Palavras-chave Livres: planejamento estratégico
Autor(es): Sánchez, Fernanda
Gomes, Talitha Borges Martins
Guterman, Bruna
Azevedo, Francisca do Rosário Alexandre de
Teixeira, Vitor Hugo Santos
Editor(es): Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
Propriedade: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
Formato: online
CD
Citação: SÁNCHEZ, Fernanda; GOMES, Talitha B. M.; GUTERMAN, Bruna da C. et al. Cidade-Marca e disputas simbólicas no projeto Rio 2016. In: XV Enanpur, 2013, Recife. Anais do XV Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação em Planejamento Urbano, 2013.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Intervenções Urbanas

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