Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/181
Tipo Documento: Produção acadêmica
Artigo de periódico
Título: Mobilidade urbana e pobreza no Rio de Janeiro
Data do documento: 2013
Resumo e/ou Legenda: Este artigo analisa as características, tendências e determinantes da mobilidade urbana na região metropolitana do Rio de Janeiro, de forma comparativa a outras metrópoles brasileiras. Para tanto, utiliza-se o indicador de tempo gasto no deslocamento de casa ao trabalho, explorando o Censo 2010, e o peso do gasto com transporte urbano na renda familiar, a partir das Pesquisas de Orçamento Familiar (POF) do IBGE de 2002/2003 e 2008/2009. A RMRJ tem elevado peso do gasto no orçamento familiar e alta proporção de trabalhadores que gastam mais de uma hora no trajeto de casa ao trabalho. Para os moradores do entorno da capital e para a população de baixa renda, a situação do Rio é a pior quando comparada às outras regiões e as diferenças aumentam ao longo do tempo, se distanciando do padrão de Curitiba. Mesmo após considerar as diferenças nas características das famílias, o modelo estimado mostra que os coeficientes da RMRJ são os mais elevados do país.
Local: Niterói
Link: http://www.revistaeconomica.uff.br/index.php/revistaeconomica/article/view/71
Palavras-chave: desigualdade social
metrópole
mobilidade urbana
Palavras-chave Livres: pobreza
Autor(es): Pero, Valéria
Mihessen, Vitor
Editor(es): Revista Econômica
Formato: online
Citação: PERO, Valéria; MIHESSEN, Vitor. Mobilidade urbana e pobreza no Rio de Janeiro. Econômica (Niterói), v. 15, p. 71, 2013. Disponível em: < http://www.revistaeconomica.uff.br/index.php/revistaeconomica/article/view/71 >
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Mobilidade Urbana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mobilidade urbana e probreza.pdf309,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.