Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/208
Tipo Documento: Produção acadêmica
Dissertação de mestrado
Título: Megaeventos esportivos, legados e transporte
Data do documento: 2011
Resumo e/ou Legenda: Este trabalho tem por objetivo analisar comparativamente os desempenhos de edições de megaeventos quanto aos legados em mobilidade e contribuir para a sistematização das análises sobre legados de megaeventos esportivos de forma a possibilitar uma otimização dos recursos envolvidos. Geralmente, tanto os investimentos necessários para sua realização, quanto os impactos gerados por esses eventos, têm proporções relevantes para a região que o hospeda. E apesar de o termo “evento” sugerir atividade temporária, há uma grande pressão para que esse volume de recursos seja direcionado a melhorias urbanas permanentes, como as infraestruturas de transporte, principalmente em países em desenvolvimento. Fazendo uso de metodologia baseada em revisão bibliográfica e observação in loco foi possível caracterizar megaeventos, legados e suas relações com o transporte. Indicadores foram estabelecidos como ferramenta de análise, assim como os critérios para sua hierarquização, balanceamento e para equalização dos contextos entre as edições de megaeventos. Assim foi possível observar as estratégias de mobilidade mais frequentes nos últimos onze anos, as relações entre custos e benefícios e o desempenho de cada edição; além de identificar as expectativas para o futuro caso brasileiro (Jogos Olímpicos Rio 2016).
Local: Rio de Janeiro
Link: http://docplayer.com.br/2588767-Megaeventos-esportivos-legados-e-transporte-rafaela-dias-romero.html
Palavras-chave: legado
megaeventos
transporte público
Autor(es): Romero, Rafaela Dias
Editor(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Propriedade: Romero, Rafaela Dias
Formato: online
Citação: ROMERO, Rafaela Dias. Megaeventos esportivos, legados e transporte. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE/Programa de Engenharia de Transportes. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 2011.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Mobilidade Urbana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafaela Dias Romero_Mega Eventos Esportivos, Legado e Transporte_2011.pdf5,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.