Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/209
Tipo Documento: Produção acadêmica
Dissertação de mestrado
Título: Pólos Geradores de Viagens e Desenvolvimento Urbano: o caso do Corredor BRT Transcarioca
Data do documento: 2014
Resumo e/ou Legenda: Este trabalho tem por objetivo traçar um procedimento para a seleção de áreas candidatas a abrigarem Pólos Geradores de Viagens (PGVs) no âmbito do corredor BRT Transcarioca, de modo a trazer maior fluxo de passageiros para o mesmo e incentivar o desenvolvimento urbano local. Para que tal objetivo seja alcançado, os conceitos de Pólos Geradores de Viagens, de uso do solo (principais características, parâmetros, atividades), sua relação com os transportes (notadamente o Traffic Oriented Development, ou desenvolvimento orientado para o transporte público) e o zoneamento urbano da área de influência do corredor foram revisados. Para determinar a dinâmica sócio-econômica e de transportes dos bairros atendidos, procedeu-se à análise estatística de variáveis selecionadas, como população, número de empregos formais e de viagens na hora-pico, de forma a se avaliar o comportamento espacial destas variáveis. Como resultado, duas áreas foram escolhidas: uma da Zona Oeste (a área de influência localizada sobre o bairro do Tanque) e uma da Zona Norte (a área de influência que abrange os bairros da Vila da Penha, Vila Kosmos e Vicente de Carvalho), que reúnem fraca dinâmica socioeconômica e de transportes e boas condições de acessibilidade e integração (estações duplas do corredor BRT Transcarioca e proximidade a estações metroviárias).
Local: Rio de Janeiro
Link: http://www.pet.coppe.ufrj.br/index.php/producao/teses-de-dsc/cat_view/46-dissertacoes-de-msc?limit=5&order=hits&dir=ASC&start=15
Palavras-chave: Bus Rapid Transit (BRT)
desenvolvimento urbano
planejamento urbano
Transcarioca
Autor(es): Santos, Luiz Eduardo Pereira Santos Leal dos
Editor(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Formato: online
Citação: SANTOS, Luiz Eduardo Pereira Santos Leal dos. Pólos Geradores de Viagens e Desenvolvimento Urbano: o caso do Corredor BRT Transcarioca. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE/Programa de Engenharia de Transportes. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 2014.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Mobilidade Urbana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Eduardo Santos_Polos Geradores de Viagem e Desenvolvimento Urbano.O casodo corredor BRT Transcarioca_2014.pdf2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.