Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/210
Tipo Documento: Produção acadêmica
Dissertação de mestrado
Título: As viagens a pé na cidade do Rio de Janeiro: um estudo da mobilidade e exclusão social
Data do documento: 2008
Resumo e/ou Legenda: O presente trabalho tem o objetivo de investigar as motivações que determinam a escolha do modo a pé como forma de transporte e sua relação com a mobilidade e a exclusão social. A abordagem considerou somente os aspectos quantitativos e permitiu mensurar as variáveis preestabelecidas, verificando e explicando sua influência sobre outras variáveis, mediante correlações estatísticas. O processo de análise foi dividido em duas etapas, onde a primeira, relacionada à cidade do Rio de Janeiro, resultou na constatação de um desequilíbrio na divisão modal e na confirmação de altos percentuais de viagens pelo modo a pé. A segunda etapa refere-se às Unidades Espaciais de Análise, com foco na exclusão, determinada através dos parâmetros tempo e motivo. Os resultados permitem identificar que a variável renda é determinante na escolha desse modo. Com incentivo a mobilidade tem-se as macrozonas Tijuca-Vila Isabel, Sul e Centro e para a exclusão as macrozonas Praça Mauá-Caju, Oeste e Norte. Tendo em vista seu caráter inovador, ao reunir em um mesmo estudo as características do indivíduo, do ambiente ou meio físico urbano, das viagens e dos meios de transportes, o estudo visa oferecer subsídios para políticas futuras de transporte e uso do solo.
Local: Rio de Janeiro
Link: http://docplayer.com.br/13916748-As-viagens-a-pe-na-cidade-do-rio-de-janeiro-um-estudo-da-mobilidade-e-exclusao-social-adriana-dos-santos-scovino.html
Palavras-chave: desigualdade social
mobilidade urbana
periferia
transporte público
Autor(es): Scovino, Adriana dos Santos
Formato: online
Citação: SCOVINO, Adriana dos Santos. As viagens a pé na cidade do Rio de Janeiro: um estudo da mobilidade e exclusão social. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. COPPE/UFRJ. Rio de Janeiro, 2008.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Mobilidade Urbana



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.