Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/248
Tipo Documento: Artigo de periódico
PRODUÇÃO ACADÊMICA (GENÉRICO)
Título: Barra da Tijuca (RJ), Plano Piloto, Legislação e Realidade: o processo de urbanização, ocupação e suas consequências ambientais
Data do documento: 2013-04
Resumo e/ou Legenda: Este artigo historia o processo de urbanização da Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, e tem por base a comparação entre seu Plano Piloto elaborado pelo arquiteto Lúcio Costa em 1969 e a realidade atual da região, observando contradições, continuidades e os diversos interesses em confronto: o interesse público, o interesse dos empreendedores imobiliários e as diversas motivações internas em luta dentro do poder público da cidade do Rio de Janeiro. Após inúmeras alterações no traçado original, por leis ordinárias e decretos e por ocupações irregulares, a Barra da Tijuca é hoje, janeiro de 2013, um bairro denso, com elevado crescimento demográfico, segregação social e territorial, fragmentação do tecido urbano, convívio urbano restrito a condomínios fechados e shopping-centers, precários serviços públicos, rodoviarismo e degradação ambiental. Tendo por base teórica o Direito Urbanístico, o texto parte do Decreto-lei 42/1969 do Estado do Rio de Janeiro, que aprovou o planejamento urbanístico, do exame do projeto elaborado por Lúcio Costa e dos principais documentos legais (decretos municipais, leis ordinárias e resoluções) que alteraram normas e padrões de ocupação do plano original, para por fim focalizar as modificações mais recentes (2001-2012) e as alterações provocadas pelas obras para as Olimpíadas de 2016. Conclui-se que a urbanização da região tem se processado em descompasso com os princípios da Constituição Federal (CF, de 1988), com o Estatuto da Cidade (Lei federal nº 10257/2001) e com o Plano Diretor da Cidade do Rio de Janeiro (1992). A hipótese que orientou a pesquisa foi a de que as novas intervenções urbanas na Barra e o teor do novo Plano Diretor da cidade, de 2011, são uma continuidade de práticas, que não se pautam pelos princípios consagrados no Estatuto da Cidade, não atendem à população de baixa renda e continuam a degradar o ecossistema local.
Local: Rio de janeiro
Link: http://www.uff.br/revistavitas/images/Barra_da_Tijuca_plano_e_realidade.pdf
Resumo: This paper focuses on the contradictions between urban law and urban reality in Barra da Tijuca, a neighborhood in the city of Rio de Janeiro, through the description of its master plans.
Personagens/entidades Envolvidas: Fernandes, Tatiana
Palavras-chave: direito ambiental
planejamento urbano
Região Barra da Tijuca
Keywords: master plan
Barra da Tijuca
urbanization
urban environment
Rio de Janeiro
Autor(es): Fernandes, Tatiana
Editor(es): Revista Vitas - Visões Transdisciplinares sobre Ambiente e Sociedade
Organizador(a): Fernandes, Tatiana
Formato: online
Citação: FERNANDES, Tatiana. Barra da Tijuca (RJ), Plano Piloto, Legislação e Realidade: o processo de urbanização, ocupação e suas consequências ambientais. In: Revista VITAS – Visões Transdisciplinares sobre Ambiente e Sociedade - Rio de Janeiro, 2013.
metadata.dc.relation.isversionof: Ano III numero 6
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernandes, Tatiana. Barra_da_Tijuca_plano_e_realidade.pdf688,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.