Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/290
Tipo Documento: Produção acadêmica
Livro
Título: Conflitos ambientais e urbanos: debates, lutas e desafios
Data do documento: 2013
Resumo e/ou Legenda: Percebe-se, na última década, um aumento da discussão sobre e dos conflitos ambientais e urbanos. Na América Latina, em particular, alguns pesquisadores têm se dedicado a entender esses conflitos e os decorrentes desafios, por eles gerados, às diferentes áreas da ciência. Têm também tentado propor formas de organização para estudar, entender e intervir em tais conflitos. No mesmo sentido, os pesquisadores têm buscado entender e contrapor o projeto de “desenvolvimento para todos”, anunciado nos discursos e projetos políticos, principalmente no Brasil, que, na prática, têm imposto uma parcela maior dos riscos e dos impactos ambientais apenas a determinados grupos sociais. Isso configurou, na sociedade brasileira, aquilo que alguns autores chamam de injustiça ambiental e que se mantém nas últimas décadas através das políticas estatais com vistas, de um lado, a beneficiar os interesses do capital e, de outro, a evitar que prejudiquem o “bom” desenvolvimento dos empreendimentos, através de processos participativos e de “mediação” junto aos grupos prejudicados.
Local: Rio Grande do Sul
Link: http://conflitosambientaismg.lcc.ufmg.br/wp-content/uploads/2015/04/Conflitos-Urbanos-e-Ambientais_debates_lutas-e-desafios.pdf
Personagens/entidades Envolvidas: Machado, Carlos
Santos, Caio Floriano dos
Araújo, Claudionor Ferreira
Passos, Wagner Valente dos
Palavras-chave: conflitos sociais
direito ambiental
movimentos sociais
Palavras-chave Livres: conflitos
Autor(es): Machado, Carlos
Santos, Caio Floriano dos
Editor(es): Evangraf
Organizador(a): Machado, Carlos RS
Santos, Caio Floriano dos
Araújo, Claudionor Ferreira
Passos, Wagner Valente dos
Formato: online
Citação: MACHADO, Carlos RS; SANTOS, Caio Floriano. Conflitos ambientais e urbanos: debates, lutas e desafios. Porto Alegre: Evangraf, 2013.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Meio Ambiente



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.