Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/432
Tipo Documento: Produção acadêmica
Trabalho de conclusão de curso
Título: A evolução urbana da Região Portuária e os cinco primeiros anos da Operação Urbana Consorciada
Data do documento: 2015
Resumo e/ou Legenda: A Região Portuária do Rio de Janeiro faz parte da própria história da cidade e da formação da identidade do carioca. Porém, apesar de estar diretamente atrelada ao núcleo central de negócios, esta região sofreu, desde sua ocupação inicial, os efeitos resultantes de Políticas Púbicas que trataram a zona portuária como uma área residual, destinada a usos “marginais”. O descaso público para com a região, dentre outros condicionantes históricos, provocou o abandono e a degradação do espaço físico desta extensa área costeira e também de seus tradicionais habitantes. Com o advento de uma nova política urbana durante avirada dos séculos XX - XXI, que valoriza os espaços públicos e que busca construir cidades mais integradas e sustentáveis, diversas metrópoles mundiais passaram a recuperar suas regiões portuárias, normalmente tão degradadas e abandonadas como a carioca. Tais exemplos de reurbanização de regiões centrais, aliados às novas demandas surgidas com o desenvolvimento econômico brasileiro e com o protagonismo desempenhado pelo Rio de Janeiro, principalmente por sediar grandes eventos internacionais, convergiram para a criação de um projeto para a requalificação de sua Região Portuária. Assim foi concebido e implementado o Porto Maravilha, nome dado a esta inédita Operação Urbana Consorciada, que pretende reintegrar a região ao tecido urbano da cidade e que, em seus cinco primeiros anos de existência, já apresenta positivos resultados concretos, que externalizam a própria região Portuária do Rio de Janeiro.
Local: Rio de Janeiro
Link: http://www.portomaravilha.com.br/conteudo/estudos/artigo_evolucaourbana_alexcosta.pdf
Palavras-chave: áreas centrais
intervenções urbanas
planejamento urbano
Porto Maravilha
Autor(es): Costa, Alex Franulovic da
Editor(es): Escola de Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)
Propriedade: Costa, Alex Franulovic da
Formato: Impresso
Citação: COSTA, Alex Franulovic. Porto Maravilha. A evolução urbana da Região Portuária e os cinco primeiros anos da operação urbana consorciada. Monografia. Escola de Políticas Públicas e Gestão Governamental. Rio de Janeiro, 2015.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Intervenções Urbanas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.