Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/575
Tipo Documento: Produção acadêmica
Artigo de periódico
Título: O legado educativo dos megaeventos esportivos
Data do documento: 2009
Resumo e/ou Legenda: Quando no final do século XIX foi celebrada a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna e a cidade de Atenas acolheu a competição pouco se esperava de um evento que reunia algumas centenas de pessoas que praticavam esporte como atividade de tempo livre e sem nenhuma outra finalidade senão a competição em si mesma. Ao longo do século XX os Jogos Olímpicos se transformaram em um dos principais eventos culturais do planeta e sua organização demanda envolvimento direto do poder público e da iniciativa privada. De um sonho multicultural e multiétnico a um dos maiores negócios do planeta os Jogos Olímpicos, a maior realização do Comitê Olímpico Internacional, tornaram-se uma fonte inesgotável de reprodução de valores culturais e de projeção da dinâmica social. Este artigo propõe-se a discutir os valores olímpicos inicialmente apregoados, identificados em princípio como valores éticos universais, e a proposta de educação olímpica como forma de resgate desses valores e de reflexão sobre os rumos que o movimento como um todo toma em um mundo marcado pelas diferenças não apenas culturais, mas também econômicas e sociais.
Local: São Paulo
Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2009n32-33p71
Palavras-chave: educação
legado
megaeventos
Autor(es): Rubio, Katia
Editor(es): Motrivivência
Propriedade: Motrivivência
Formato: online
Citação: Rubio, Katia. O legado educativo dos megaeventos esportivos. Motrivivência, Ano XXI, Nº 32/33, P. 71-88 Jun-Dez./2009
metadata.dc.relation.isversionof: Ano XXI, Nº 32/33, P. 71-88 Jun-Dez./2009
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Impactos sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RUBIO.LEGADO.2009.pdf302,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.