Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/652
Tipo Documento: Produção acadêmica
Artigo de periódico
Título: A Copa e a mídia: reflexões sobre a mais-valia ideológica, a soberania comunicacional e o jornalismo
Data do documento: 2009
Resumo e/ou Legenda: O texto traz uma reflexão sobre a forma como a mídia comercial tem atuado no que diz respeito ao anúncio das benesses da realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014. A análise se faz a partir dos conceitos de mais-valia ideológica, proposto por Ludovico Silva, soberania comunicacional, uma construção coletiva dos comunicadores populares venezuelanos e brasileiros, e o jornalismo como forma de conhecimento, proposto por Adelmo Genro Filho. Parte-se da pedagogia de sedução capitalista, incensada pela mídia, e chega-se a propostas de controle popular soberano e jornalismo libertador.
Local: Santa Catarina
Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2009n32-33p156/14117
Palavras-chave: copa do mundo
Palavras-chave Livres: mídia
Autor(es): Tavares, Elaine
Editor(es): Motrivivência
Formato: online
Citação: Tavares, E. A Copa e a mídia: reflexões sobre a mais-valia ideológica, a soberania comunicacional e o jornalismo. Motrivivência, Ano XXI, Nº 32/33, P. 156-177 Jun-Dez./2009
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Impactos sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAVARES.COPA.2009.pdf290,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.