Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/654
Tipo Documento: Produção acadêmica
Anal de evento
Título: Eventos mediáticos e os jovens: o legado das Olímpiadas
Data do documento: 2015
Resumo e/ou Legenda: O trabalho proposto nesta comunicação faz parte de um dos estudos de caso da pesquisa realizada sobre o legado de um dos eventos mediáticos mais conhecidos a nível mundial – os Jogos Olímpicos e Paralímpicos – e o papel do mesmo na construção de valores de cidadania entre os jovens. Esta apresentação pretende expor e discutir alguns dos dados e conclusões extrapolados sobre as memórias e expectativas dos jovens de Londres acerca dos Jogos Olímpicos de 2012, tendo por complemento a análise do papel e do uso dos mais variados media na construção dessas mesmas memórias. Como evento desportivo, os Jogos Olímpicos são, indubitavelmente, um dos acontecimentos mais mediáticos, principalmente devido ao contributo dos meios de comunicação, particularmente da televisão. Porém, nas últimas décadas, o Olimpismo, filosofia proclamada por Pierre de Coubertin, chama a atenção para valores de cidadania, valores estes que sugerem uma filosofia de vida para além do desporto, abrangendo dimensões como a cultura e a educação. Partindo de uma metodologia de natureza qualitativa, com base em exercícios de mapa mental, entrevistas individuais e grupos focais, realizados com grupos de jovens entre os 14 e os 18 anos, provenientes de duas escolas secundárias em Londres, procedeu-se a uma análise da atitude e do pensamento crítico dos participantes perante os Jogos de 2012. Embora esta abordagem seja de carácter exploratório, foi possível obter bases conceptuais sobre o pensamento dos jovens para, subsequentemente, partir para questões mais intrínsecas, relacionadas com a identidade cultural e a cidadania. As conclusões iniciais extrapoladas a partir desta pesquisa exploratória apontam para um pensamento e discursos críticos dos jovens em relação a este evento mediático. No que diz respeito ao uso e apropriação das mensagens dos media, os primeiros resultados indicam um envolvimento ativo e consciente na relação da mediação e interpretação que os jovens fazem dessas mesma mensagens
Local: Braga - Portugal
Palavras-chave: legado
megaeventos
Palavras-chave Livres: jovens
cidadania
memória
Autor(es): Tavares, Sandra Isabel Borges
Editor(es): 3º Congresso Braga: CECS
Formato: online
Citação: Tavares, S. I. B. Eventos mediáticos e os jovens: o legado das Olímpiadas. In: S. Pereira & M. Toscano (Eds.) (2015). Literacia, Media e Cidadania - Livro de Atas do 3.º Congresso Braga: CECS
Idioma: pt_BR
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